
sábado, 30 de abril de 2011
Os portugueses têm competência para ordenar despejos sem mandado judicial?

sexta-feira, 29 de abril de 2011
Gás muito tóxico, terrorismo em Luanda?

quinta-feira, 28 de abril de 2011
Homem chinês vive 55 anos sem um ânus

Um chinês passou 55 anos sem ter uma abertura retal no lugar certo – um feito muito raro. Ele nasceu com um problema conhecido como “ânus imperfurado”, que acontece com uma em cada 5 mil crianças.
O problema acontece mais comumente em meninos do que em meninas e a causa é desconhecida – o bebê nasce sem abertura retal, ou com a abertura bloqueada.
Cirurgiões normalmente conseguem arrumar essa anormalidade, mas Wu, um fazendeiro chinês da província de Hubei, a cirurgia era muito cara, pelo menos até sua idade atual. Então como ele viveu sem um ânus?
Ele tinha um corte cirúrgico de cinco centímetros perto de sua uretra, através do qual “espremia” seus excrementos.
Pode soar nojento quando você imagina Wu indo ao banheiro, mas foi um procedimento necessário. E os problemas não se limitavam às visitas ao banheiro – a dieta do chinês também precisava ser especial para evitar a prisão de ventre e ele era um usuário freqüente de laxantes.
Em janeiro de 2011 o cara finalmente conseguiu juntar dinheiro o suficiente para pagar um cirurgião. Depois de três dias da cirurgia, ele afirmou conseguir defecar como uma pessoa normal. [The Body Odd]
Qual é a idade mínima em que uma menina pode engravidar?


Já vimos casos absurdos de meninas muito novas engravidando. Por exemplo, na semana passada, uma menina holandesa de 12 anos teve um filho. Ela entrou em trabalho de parto enquanto estava em uma viagem da escola – nem ela e nem sua família sabiam da gravidez. A garota foi levada a um hospital e deu à luz a um bebê saudável.
Apesar de ser chocante uma menina de 12 anos ter um bebê nessas condições, sabemos que não é nada impossível – tanto que no Brasil, em áreas menos desenvolvidas, essa situação é comum. Mas levanta uma questão: qual é a idade mínima para que uma menina possa engravidar?
A mulher pode ficar grávida a partir do momento em que começa a ovular. Algumas mulheres começam a ovular tarde, outras cedo demais.
A mãe mais jovem da história é Lina Medina (foto abaixo), uma peruana que nasceu em 1933 e que começou a menstruar quando tinha oito meses (uma condição rara). Tragicamente, ela foi estuprada com cinco anos de idade e, aos seis, tornou-se mãe. Seu filho, que precisou nascer através de uma cesariana, já que o corpo de Lina não agüentaria um parto normal, foi criado como seu irmão. [Lifes Little Mysteries]
O riso e a música podem reduzir a pressão arterial

Ouvir suas músicas favoritas ou piadas engraçadas pode baixar sua pressão arterial, talvez até tanto quanto cortar o sal de sua dieta ou emagracer cinco quilos. Esses foram os resultados preliminares de um estudo apresentado na reunião da Associação Americana do Coração, em Atlanta, Estados Unidos.
No estudo, pesquisadores japoneses descobriram que as pessoas que participaram de duas sessões por mês de um grupo reunido em torno de música e risos abaixou sua pressão sanguínea sistólica (o número superior na leitura) numa média de cinco e seis pontos depois de três meses. Em contrapartida, a leitura da pressão arterial média em um grupo controle que não recebeu nenhum tratamento não foi alterada.
Apesar de relativamente modesta, a redução da pressão arterial relatada no estudo tem sido associada a um risco de 5% a 15% menor de morte por doença cardíaca ou derrame, de acordo com Michael Miller, diretor de cardiologia preventiva no Centro Médico da Universidade de Maryland, em Baltimore, Estados Unidos.
“Há definitivamente um efeito fisiológico acontecendo, algum tipo de conexão entre a mente e o coração”, acredita Miller, que não esteve envolvido no estudo novo, mas tem realizado pesquisas semelhantes.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Osaka, no Japão, convocaram aleatoriamente 90 homens e mulheres entre as idades de 40 e 74 anos para receber uma hora de música ou sessões de riso a cada duas semanas, ou apenas monitoramento e nenhum tratamento.
Nas sessões de música, os participantes ouviram as canções, cantaram e fizeram alongamentos ao som de sua escolha, entre música pop japonesa, clássica ou jazz – eles também foram incentivados a ouvir música
Depois de três meses, a média da pressão sistólica nos grupos de música e risos caiu por 6 mmHg e de 5 mmHg respectivamente, enquanto que não houve alteração no grupo de controle. Além do mais, as medidas tomadas imediatamente antes e após cada sessão de terapia revelou quedas de curto prazo, de
“A queda de três meses está na faixa do que se poderia esperar de alguém que adota uma dieta com pouco sal, perde aproximadamente cinco quilos ou passa a tomar uma medicamento para a redução da pressão”, compara Miller.
Ele acrescenta, porém, que a música e o riso não são suficientes para tratar a pressão arterial elevada. “Esta é uma grande ferramenta natural para melhorar sua saúde, mas eu não recomendaria a substituição de medicamentos”, alerta Miller.”Embora o tratamento possa melhorar sua pressão a ponto de você poder reduzir a dose ou até mesmo não precisar mais fazer uso da medicação”.
Como exatamente a música e o riso podem beneficiar a pressão arterial permanece pouco clara. A investigadora principal do estudo, Eri Eguchi, diz que, ao promover o relaxamento, terapias podem diminuir os níveis de cortisol, um hormônio do estresse que contribuir para a pressão arterial elevada.
E em um estudo anterior, Miller e seus colegas demonstraram que tanto rir quanto ouvir música animada melhorou a função do revestimento interno dos vasos sanguíneos, expandindo-lhes em 30%. Ouvir músicas perturbadoras ou assistir a filmes estressantos como “O Resgato do Soldade Ryan” teve exatamente o efeito oposto. “O óxido nítrico liberado em resposta ao riso ou à música pode ser o ‘composto mágico’, que dilata os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial, sugere Miller.
Vera Brandes, diretora do programa de pesquisa em música e medicina na Universidade Médica de Paracelsus, em Salzburgo, na Áustria, diz que a música e o riso podem afetar a pressão arterial através de caminhos diferentes. Acredita-se que a música influencia o sistema nervoso parassimpático, que relaxa o corpo e diminui a frequência cardíaca. Porém, de acordo com Brandes, são necessárias mais pesquisas para entender como o humor afeta a resposta emocional – e, por sua vez, físico – de uma pessoa ao estresse.
“Mesmo que os efeitos da música ou o riso sejam similares no organismo humano, os mecanismos de funcionamento são apenas parcialmente o mesmo”, afirma Brandes.
Eguchi apresentou as suas descobertas na conferência anual da Associação Americana do Coração sobre nutrição, atividade física e metabolismo. Ao contrário dos estudos publicados em revistas médicas, a pesquisa ainda não foi exaustivamente examinadas por outros peritos.
[CNNHeath]
Nozes combatem os radicais livres

Muito já se escreveu sobre os danos que os famosos radicais livres podem provocar nas células. Basicamente, o que importa saber é que precisamos ingerir alimentos que contenham grandes quantidades de polifenóis antioxidantes. Esta substância tem a capacidade de interagir com os radicais livres e neutralizá-los, evitando que prejudiquem as células. E as nozes são abundantes em polifenóis.
Geralmente, o que se recomenda para combater radicais livres no corpo é uma vasta quantidade de vitamina E. Mas um estudo da Universidade de Scranton (Pensilvânia, EUA), apurou que os polifenóis das nozes são de quatro a quinze vezes mais eficazes para esse fim.
E dentro do grupo dos grãos, as nozes contêm duas vezes mais polifenóis do que os outros grãos. Um professor que participou do estudo, Joe Vinson, lamenta o baixo consumo desses alimentos entre a população. “Comer mais nozes poderia evitar uma série de problemas nas células, mas as pessoas comem não mais do que metade da quantidade ideal”, conta o pesquisador.
Nozes é um alimento altamente saudável, por levar grandes taxas de proteínas, vitaminas, minerais e fibras. O consumo regular ajuda a prevenir problemas como doenças do coração, câncer e diabetes tipo 2 (o tipo que é adquirido durante a vida, não se nasce com ele). E qual seria a quantidade ideal? Segundo o professor Vinson, sete nozes por dia. Não é preciso mais do que isso para evitar os males dos radicais livres. [MSN]
Foi descoberta a cura para o esquecimento?

Se você já pensa
“O que estamos nos referindo não pode ser confundido com a séria perda de memória causada pelos estágios iniciais de demência”, disse o pesquisador Alan Wade. “Este estudo é voltado para aqueles que estão constantemente perdendo sua chave, esquecendo o nome de pessoas ou não lembrando onde guardaram seus óculos”.
Wade e seus colegas vão lancer um estudo testando se uma dose baixa do medicamento memantina, usado em pacientes com Alzheimer, pode ajudar a diminuir os problemas de esquecimento, que eles apelidaram de “síndrome do estilo de vida ocupado”. Um jeito de descrever a loucura do dia-a-dia que pode causar estes lapsos de memória.
“Nós cometemos estes erros pelo menos de hora
A idéia de tomar uma pílula para a memória pode causar desconfiança. “A memantina é uma droga que foi aprovada para o tratamento do Alzheimer moderado ou severo. Nunca foi testado em pessoas sadias. Não há nenhuma evidência”, disse Knopman. O médico ainda reflete: se este tipo de esquecimento é algo que acontece diariamente com todo mundo, para que tratar? Segundo ele, se não é uma doença, não precisa de medicamento. [MSNBC]
Exame de córnea pode indicar problemas de nervos em diabéticos

A informação a seguir soa estranha para leigos no assunto, mas diabetes tem muito a ver com disfunções no sistema nervoso. Mais da metade dos diabéticos sofrem com danos nos nervos, e nos casos mais extremos há perda de sensação dos membros e necessidade de amputação. O exame para detectar tais problemas é geralmente uma biópsia complicada, com riscos. Mas cientistas australianos, descobriram que basta um exame rápido nos olhos para verificar problemas nervosos associados à diabetes.
Os pesquisadores, da Universidade tecnológica de Queensland, em Brisbane, descobriram o seguinte: qualquer dano nervoso no corpo, associado à diabetes, deixa um rastro desse dano na córnea. Isso acontece porque os nervos periféricos, que movimentam os membros, começam a enfrentar problemas quando falta glicose no sangue (um sintoma quase imediato da diabetes). No momento em que isso ocorre, os nervos tentam readequar suas taxas de glicose pelo corpo, e os nervos da córnea sofrem danos como conseqüência desse desequilíbrio.
Os cientistas querem dizer, portanto, que os olhos são um eficiente espelho do que ocorre internamente no organismo. O pesquisador Hugh Taylor, da Universidade de Melbourne, afirma que “os olhos podem ser usados como uma janela para a saúde corporal”. A vantagem médica é notável, já que um simples exame de córnea é muito menos oneroso e desgastante do que alguns procedimentos médicos para os quais a ciência ainda não conhece substituto. [DailyTech]
Um remédio caseiro para a dor de ouvidos

A dor de ouvidos é um grande incômodo que começa geralmente a causa de uma infecção no ouvido, de acumulação de cerume, após a exposição a um barulho forte, por uma mudança de pressão, uma lesão, elementos químicos ou dor reflexo causada por inflamação da faringe ou laringe.
É muito comum em crianças e bebês, pelo qual deve-se estar atentos às suas queixas e acudir imediatamente ao médico, para que não resulte em algo mais grave.
Li uma aclaração em uma página que prefiro não mencionar; segundo eles: a dor de ouvidos não é contagiosa! Caso você conheça alguém que tenha dor de ouvidos, pode deixar de temer ser contagiado. Se bem, a dor é uma reação orgânica ou emocional a determinados estímulos, geralmente associados a lesões e não vejo como isso poderia chegar a ser contagioso e com isso, a aclaração resulta completamente inútil.
Mas como o importante aqui é a receita caseira para curar a dor de ouvidos, vejamos como ela é.
Ferva dois ou três dentes de alho em um pouco de água; uma vez que eles tenham fervido, rale-os e adicione uma pisca de sal. Envolva o preparado em um paninho ou gaza e coloque-o dentro da orelha para que comece a atuar. Com o tempo, a dor de ouvidos começará a aliviar, mas é conveniente que antes de tomar qualquer medida você consulte ao médico.
http://www.outramedicina.com/86/um-remedio-caseiro-para-a-dor-de-ouvidos
Coceira pode ser contagiosa

Sabemos que o bocejo é contagioso (sabemos até que alguns de vocês, leitores, bocejaram só de ler a palavra “bocejo”). Agora, um novo estudo revela que a coceira também é contagiosa da mesma forma.
Ok, pode não parecer a pesquisa mais importante do mundo, mas como há pacientes que sofrem de coceira severa, que não pode ser aliviada apenas com o uso de medicamentos, é importante entender o aspecto psicológico desse fenômeno.
E todos nós sabemos que a nossa mente pode aumentar a vontade de coçar. Quem nunca sofreu com uma coceira insuportável nas costas bem no meio de uma reunião, por exemplo? E sabemos, muito bem, que a coceira só era tão ruim porque não era possível coçar.
De uma perspectiva biológica, é possível dizer que a coceira é uma forma de nos alertar contra possíveis ameaças, como alergias ou insetos. Seria o sinal que há alguma coisa estranha acontecendo com o nosso corpo.
Na pesquisa, pesquisadores colocavam uma solução que causava coceira ou uma solução “placebo”, que não deveria causar coceira alguma, no braço de voluntários. E então os voluntários deveriam assistir um vídeo de uma pessoa se coçando. Foi comprovado que a substância placebo também causava coceira.
Também foi provado que pacientes que já sofriam com problemas de coceira eram mais suscetíveis a sugestões visuais – alguns dos voluntários sofriam com dermatite e eles eram mais sugestionáveis, se coçando com mais freqüência quando expostos a substância placebo.
E aí, leitor? Sentiu alguma coceira durante a leitura do artigo?[The Body Odd]
Cáries são contagiosas?

Uma dentista de Chicago alerta: cáries são contagiosas e, pior, elas são transmitidas o tempo todo. Os maiores culpados pela causa de cáries sempre foram os doces, refrigerantes, o açúcar, a cárie é causada principalmente por bactérias que ficam presas nos dentes e se alimentam do resto de alimentos. Elas produzem ácidos que estragam os dentes.
Como um vírus que pode ser transmitido de uma pessoa a outra, as cáries causadas por bactérias também. Uma das mais comuns é a Streptococcus mutants. As crianças são as vítimas mais vulneráveis. Estudos mostram que elas adquirem daqueles que cuidam delas, por exemplo, quando a mãe experimenta a comida para sentir se não está muito quente, de acordo com a dentista Margaret Mitchell, de Chicago. Outros estudos mostram que entre casais também acontece a troca.
“Uma paciente, que devia ter seus 40 anos, que nunca teve cárie desenvolveu duas, de repente. Ela estava até tendo problemas em sua gengiva”, conta Margaret. A dentista acabou descobrindo que a mulher estava namorando um homem que não visitava o dentista há 18 anos. Para diminuir o risco, ela recomenda escovação e fio dental e mascar chicletes sem açúcar. Além disso, tomar cuidado, pois as cáries podem passar de boca para boca. [TheNewYorkTimes]
terça-feira, 26 de abril de 2011
A coluna, vista por detrás deve ser "recta", sendo a escoliose uma deformação da coluna na qual ela desvia para um dos lados.

sábado, 23 de abril de 2011
Teixeira Duarte SA. O regresso em força do colonialismo. É necessária a libertação da podridão, já!
terça-feira, 19 de abril de 2011
PARE BELOMONTE

Presidente Dilma, Ministro Antonio Patriota e Ministra Maria do Rosário Nunes, como um cidadão brasileiro consciente, eu apoio a OEA no seu pedido para interromper a construção de Belo Monte. O Brasil precisa investir em energia verdadeiramente renovável, que não destrói o meio ambiente ou atinge populações vulneráveis. Ouça a OEA e pare Belo Monte!
http://www.avaaz.org/po/belo_monte/
Sonia Mariza Martuscelli "Constatamos ausência absoluta do Estado. É uma terra de ninguém. Há problemas de todas as ordens. Há exploração sexual de crianças, ausência do Estado no atendimento aos segmentos mais básicos. O que constatamos é um flagrante desequilíbrio entre o consórcio e as populações ribeirinhas, as etnias indígenas e outras comunidades tradicionais existentes naquela região", disse o conselheiro.
Casos de VIH entre homens que têm sexo com homens cresce

domingo, 17 de abril de 2011
Técnicos da morgue de Luanda em greve por falta de pagamento dos salários

sexta-feira, 15 de abril de 2011
MPLA AMEAÇA DE MORTE MARCOLINO MOCO. Não constitui novidade, é prática recorrente.

quinta-feira, 14 de abril de 2011
Angola. Ermelinda Freitas e Patrícia Sousa descrevem o Estado da Nação

terça-feira, 12 de abril de 2011
Atendimento nos hospitais públicos continua desumanizado

“A mortalidade materna continua a envergonhar-nos e a desnutrição continua a ser a causa da maioria das doenças da infância” – ministro da Saúde, Alexandre Manguele
Maputo (Canalmoz) – O acesso aos serviços de saúde pública continua repugnante no País, não obstante os apelos que têm sido feitos para que se humanize o atendimento aos cidadãos. O desespero e a frustração, originados pelo mau atendimento, são parte dos problemas que caracterizam o dia-a-dia dos cidadãos e dos profissionais da Saúde em diversos hospitais do País, admite o próprio ministro do pelouro.
Alexandre Manguele, que falava na abertura do 36.o Conselho Coordenador da Saúde, que decorre em Maputo até à próxima sexta-feira, disse almejar um estágio em que o cidadão ao chegar a um centro de saúde ou hospital tenha amparo, solidariedade e competência.
Entretanto, verifica-se na prática, que a relação entre os utentes e os profissionais da Saúde, não é salutar. O povo não só é mal atendido, como também é confrontado falta de higiene nos hospitais e desorganização.
O evento a decorrer subordina-se ao lema: “com o nosso povo façamos das unidades sanitárias um lugar acolhedor, seguro e de confiança”. O objectivo é, segundo afirmam os promotores do evento, procurar formas de reabilitar a dignidade e o prestígio das instituições de saúde.
O ministro não poupou críticas aos seus subalternos, sobretudo aos directores dos hospitais nacionais. Disse que o desespero do povo é tal que este não imagina sequer que o Estado colocou em cada hospital um dirigente para, em conjunto com sua equipa, estabelecer ordem.
Para tentar evitar as reclamações do povo, quando este detecta irregularidades os dirigentes escondem-se do povo. “O povo não conhece os directores dos hospitais. Não tem onde colocar as suas preocupações”. “Quando há problemas telefonam para o ministro”.
Todas as incompetências detectadas por cidadãos nas diferentes áreas da Saúde são imputadas ao Ministério da Saúde como órgão central, revela o sucessor de Ivo Garrido, que foi nomeado este ano para o cargo.
O cenário acima descrito, na óptica do ministro da Saúde, Alexandre Manguele, é sinal de que há muita fraqueza entre os médicos-chefes, directores provinciais e a sua autoridade não é reconhecida, pois ainda não conquistaram a confiança das pessoas para quem trabalham, o povo.
Manguele disse ainda que para contornarem estes problemas, cada dirigente de uma área específica da Saúde, no País, passa a ser avaliado e classificado de acordo com a opinião do público a respeito das suas funções. Tal avaliação irá conduzir a que um certo dirigente seja ou não demitido do cargo que ocupa, ameaçou. “Ouçam bem a rádio, televisão e leiam os jornais”, apelou. Para que ninguém seja surpreendido, acrescentou.
Manguele disse estar ciente das dificuldades que o Sistema Nacional de Saúde enfrenta, como a exiguidade de dinheiro. Todavia, isso não é motivo para que os utentes sejam maltratados nem para que se deixe os lugares hospitalares imundos, advertiu.
O ministro da Saúde disse reconhecer os avanços existentes na prestação de serviços de saúde como a redução contínua das taxas de mortalidade neonatal, infantil e infanto-juvenil, algo que é promissor para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Contudo, entende que se pode fazer muito mais.
Manguele deseja que a falta de condições de trabalho como equipamento, consumíveis ou medicamentos seja ultrapassada. Enquanto isso, numa clara alusão ao caso de medicamentos recentemente encontrados fora do prazo num dos armazéns da Matola, ele afirma não ser admissível. “É falta de controlo e desorganização”, classificou.
Na sua radiografia à Saúde, o ministro Alexandre Manguele lembrou que os hospitais continuam superlotados de doentes e faltam medicamentos.
Mas também mencionou que os profissionais da Saúde trabalham em condições deficitárias, têm excesso de trabalho e auferem salários baixos.
Num outro contexto, Manguele disse, sem apontar números, que a mortalidade infantil continua elevada no País e a mortalidade materna tem estado “a envergonhar-nos”.
Admitiu que a prevalência da malária e da tuberculose também são preocupantes e que a desnutrição é, por sua vez, a causa da maioria das doenças da infância.(Emildo Sambo)
Imagem: supercronico.blogspot.com
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Carta A Todos Os Democratas - Justino Pinto De Andrade

Lucrécia Paím em Luanda, Maternidade Assassina
