segunda-feira, 11 de maio de 2009

Como cuidar dos seus olhos (1)


por Donald Patten, M.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução
William Blake descreveu os olhos como as "janelas da alma". Em termos práticos, nossos olhos são as janelas por onde vemos o mundo ao redor. De qualquer modo, não há dúvida de que damos um grande valor aos nossos olhos e à nossa visão. As pesquisas têm mostrado que dos 5 sentidos, a visão é o que as pessoas mais temem perder.

Devido à importante função que nossos olhos desempenham, devíamos dar a eles o melhor cuidado possível, mas às vezes estamos tão ocupados que nos esquecemos de algumas poucas coisas que podem manter nossos olhos saudáveis. Bem, nas próximas seções deste artigo, daremos a você todas as dicas necessárias para cuidar dos seus olhos.
Proteja seus olhos

A primeira parte do cuidado com os olhos, é certificar-se de que não serão lesados. Primeiro mostraremos como a nutrição adequada vai manter seus olhos fortes e saudáveis. Lembra quando você era criança e sua mãe dizia que cenouras faziam bem para a vista? Bem, ela talvez estivesse certa. Em seguida, vamos falar sobre como impedir que ocorram lesões nos olhos quando você estiver praticando esportes ou executando tarefas domésticas. Vamos também dizer quando você deve usar óculos de proteção e quais os tipos mais apropriados.

Prevenindo problemas nos olhos

Seus hábitos cotidianos podem lesar seriamente seus olhos. Sem que você tome conhecimento ou perceba, seus olhos podem estar se deteriorando lentamente devido ao abuso. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a luz ultravioleta, os danos que ela pode causar e porque você precisa da proteção UV nos seus óculos de sol. Vamos falar também sobre 'forçar a vista' e se é verdade ou não que sentar muito perto da TV pode danificar sua visão. Vamos dar ainda algumas dicas especiais de cuidados para os olhos de diabéticos e dizer porque você deve ser diligente nas consultas ao oftalmologista.

Distúrbios congênitos dos olhos

Em um certo sentido, algumas pessoas já nascem com problemas nos olhos. Como outros distúrbios congênitos, há muitos problemas oculares que estão codificados na genética da pessoa. Estes distúrbios podem incluir problemas relativamente simples, como dificuldades para enxergar perto ou longe, ou podem ser problemas debilitantes, como o glaucoma. Nesta seção vamos falar sobre os sintomas destes distúrbios e os tratamentos disponíveis. Vamos também informá-lo sobre a ajuda para a visão que está falhando, que você pode obter nas farmácias.

Problemas oculares temporários

Mesmo tendo todo o cuidado, os problemas nos olhos acabam acontecendo. Seja uma infecção incômoda ou embaçamento causado pelo uso excessivo, há muitos problemas temporários que afetam os olhos e podem ser bastante assustadores. Nesta seção, vamos abordar todos os principais problemas que ocorrem nos olhos, como conjuntivite, olhos secos, olhos vermelhos e terçóis. Vamos também dar-lhe informações sobre o perigo da conjuntivite para os bebês e dar uma orientação sobre como e quando comprar colírios.

Este artigo tem finalidade apenas informativa. ELE NÃO FORNECE ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Tanto o editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd., quanto o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.

Protegendo seus olhos
Para manter nossos olhos funcionando na capacidade máxima, precisamos dar a eles um pouco de atenção e evitar os riscos e atos descuidados que podem prejudicá-los. Em primeiro lugar vamos aprender como a nutrição pode ajudar a fortificar os olhos.

Nutrição

Vitamina A - por gerações, as mães têm dito aos filhos que eles devem comer cenouras para enxergarem melhor à noite. Bem, pode ser que sim, pode ser que não. Na verdade, esse toque de sabedoria popular é uma versão levemente distorcida de um fato científico conhecido. As cenouras são uma excelente fonte de vitamina A e um dos primeiros sintomas da deficiência desse nutriente é a cegueira noturna. Isso não significa, contudo, que comer cenouras vai tornar a visão noturna normal ou ainda melhor.

2006 Publications International, Ltd.
Como a mamãe dizia, a vitamina A das cenouras pode manter seus olhos saudáveis


Mas ninguém nega que a vitamina A seja essencial para a saúde dos olhos e para a visão normal. A deficiência crônica grave de vitamina A causa uma condição chamada xeroftalmia, ou olhos secos. Isso afeta a córnea, a cobertura transparente que permite que a luz entre nos olhos. Na xeroftalmia, a córnea que normalmente é clara e brilhante torna-se extremamente seca. Se não for tratada, essa condição pode levar à cegueira. A xeroftalmia atinge cerca de 3 milhões de crianças por ano nos países em desenvolvimento. Mais de 250 mil delas acabará tendo cegueira permanente, uma tragédia que poderia ser evitada através de uma dieta adequada ou suplementação com vitamina A.

Sem comentários:

Enviar um comentário