terça-feira, 12 de maio de 2009

Como cuidar dos seus olhos (2)


por Donald Patten, M.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Antioxidantes - os antioxidantes têm bastante destaque nas notícias atuais, devido às evidências de que podem prevenir parte da deterioração biológica que acompanha o envelhecimento. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes beneficiam o corpo impedindo o dano celular causado pela oxidação, (oxidação é um processo natural que ocorre como parte do funcionamento celular normal. O processo é similar ao escurecimento de uma fruta cortada que fica exposta ao ar durante muito tempo).

Além de reduzir o risco de doença cardiovascular e de câncer, os antioxidantes junto com o zinco, podem ajudar na proteção contra a degeneração macular, uma doença ocular grave associada à idade. Um estudo feito pelo National Institutes of Health (The Age-Related Eye Disease Study - AREDS) descobriu que os altos níveis de antioxidantes da vitamina A (betacaroteno), C e E reduziam significativamente o risco de desenvolver uma degeneração macular avançada relacionada à idade (DMRI) naqueles que já corriam algum risco de desenvolver a doença. Contudo, o estudo não deu evidências de que os antioxidantes possam proteger contra o desenvolvimento de catarata.

Minerais - além dos antioxidantes, acredita-se que certos mineiras também estejam ligados à saúde dos olhos. Tem-se mostrado que o zinco, por exemplo, ajuda a reduzir o risco de degeneração macular avançada ligada à idade. Um estudo sobre doenças oculares relacionadas à idade (AREDS) descobriu que tomar altos níveis de zinco, junto com altos níveis de vitaminas antioxidantes, reduzia em cerca de 25% o risco de desenvolver DMRI avançada.

Evitando perigos e acidentes

A lesão dos olhos pode acontecer em qualquer lugar. Os especialistas dizem que 90% das lesões nos olhos podem ser evitadas. Para isso é preciso um pouco de vigilância adicional nas situações que tornam seus olhos vulneráveis. Aqui estão algumas delas:

Na recreação - seja uma linha de pesca errada, uma bola rebatida, o recuo de uma corda elástica ou faíscas de uma fogueira no camping, os locais de recreação apresentam sérios riscos de lesões nos olhos. O melhor modo de se divertir com segurança é ficar alerta. Preste bastante atenção naquilo que você está fazendo e no que está acontecendo ao seu redor.

2006 Publications International, Ltd.
O número de lesões nos olhos ligadas aos esportes chega a 200 mil por ano. Uma proteção para os olhos pode ajudar

O número de lesões nos olhos ligadas aos esportes chega a 200 mil por ano, com os jogadores de beisebol, basquete, tênis, squash e hóquei sendo os mais suscetíveis. Quando você estiver no campo, quadra ou ringue, use óculos de proteção que protejam as laterais também. Os óculos feitos de policarbonato ou outro plástico rígido são os melhores.

Na oficina doméstica - lascas de madeira voando, pregos ricocheteando, solventes espirrando, estes são apenas alguns dos perigos impostos pelas tarefas do tipo "faça-você-mesmo" em casa. O uso de óculos de proteção pode parecer chatice, mas é capaz de salvar a sua visão. Aqui estão algumas opções:
óculos de segurança - custam barato e oferecem proteção quando você está martelando ou usando ferramentas manuais ou instrumentos elétricos lentos. Procure uma marca que indique que os óculos passaram por testes de segurança. Aqueles feitos de policarbonato serão mais resistentes ao impacto. Certifique-se de escolher óculos com proteção lateral também, para barrar objetos que venham pelos lados. Se você precisa de óculos para visão, pode também obter um óculos de segurança com grau.

óculos de segurança vedados - estes protegem você de resíduos voando de todas as direções. Assim, os óculos vedados dão o máximo de proteção por todos os lados quando você está trabalhando com ferramentas, substâncias químicas e etc.

protetores faciais - estes são uma boa idéia quando você estiver usando um torno ou fresa, por exemplo. Se você estiver soldando, certifique-se que o protetor tem algum revestimento especial para proteger seus olhos da luz intensa. Como o protetor não protege contra impacto forte de objetos que possam voar por cima ou ao redor dele, você deve usar sempre óculos de proteção embaixo do escudo.
Jardinagem - muitas pessoas têm descoberto da pior maneira que, mesmo uma tarefa simples, como cortar a grama, pode levar a uma lesão dos olhos. Milhares de ferimentos nos olhos são resultados de pedras ou galhos que voam para longe quando você passa o cortador de grama. Desse modo, é uma boa idéia usar óculos de proteção vedados para se proteger. O mesmo serve para quando você estiver aparando cercas vivas; os galhos podem voltar e atingir seu olho. Quando estiver usando uma serra elétrica, é importante usar tanto o protetor facial quanto os óculos de segurança vedados.

Outras tarefas ou consertos domésticos - muitas outras tarefas que você faz em casa também merecem o uso de proteção para os olhos. Por exemplo, óculos de proteção vedados podem proteger seus olhos da graxa que cai quando você está trabalhando embaixo do seu carro, de produtos químicos que espirram durante uma limpeza ou da tinta que pode derramar quando você está pintando o forro.

Sem comentários:

Enviar um comentário