sexta-feira, 22 de maio de 2009

Os perigos de fumar tabaco. Pare de fumar


por : Ardnas. Autor : ardnas
Publicado em: outubro 23, 2006

Este resumo foi traduzido de The Dangers of tobacco smoking
James O´Neal fala sobre o processo de deixar de fumar. Absorve os factos antes de decidires que produto de desabituação queres comprar. Procura ler mais sobre sobre artigos desta matéria e informação para deixar de fumar. Fumar tabaco é a causa primária de prevenção da morte no mundo. Todos os anos, a milhares de americanos são diagnosticados cancro do pulmão, derivado principalmente do acto de fumar.

A maior parte dos fumadores são bombardeados, todos os dias, com razões para o deixar de fazer, e há centenas de dicas para tal, auxiliares para deixar de fumar bem como grupos de apoio. Contudo, nenhum destes meios funciona se não estás pronto para deixar o hábito. Conhecer as consequências de fumar pode ajudar a decidir dar início à caminhada em direcção a uma vida mais saudável. As pessoas deviam deixar de fumar.

Porquê? A fé consegue mover montanhas. Fumar tabaco é talvez a pior coisa que podes fazer ao teu corpo. Realizou-se uma variedade de estudos para demonstrar que o acto de fumar encurta a vida seis minutos por cada cigarro que fumas. Quando se pensa nisto em termos de maços por dia, estás a encurtar a tua vida duas horas por cada maço de cigarros que fumas. Uma pessoa com dúvidas em dar início ao fim é melhor do que uma pessoa sem dúvidas que não age.

Um outro argumento para deixar de fumar é de que é dispendioso. O preço do tabaco está sempre a inflacionar e mais taxas podem ser incluídas. Em estados tais como o de Nova Iorque, um maço de cigarros pode custar mais de sete dólares. Se fizeres as contas a um maço por dia, um fumador pode poupar mais de dois mil dólares por ano se deixar de fumar. As pessoas que fumam tabaco são mais propensas a sofrer ataques cardíacos que as não fumadoras.

É cinco vezes mais provável que morram de ataques cardíacos do que os que não fumam ou que deixem o vício em idade ainda jovem. Fumar tabaco pára a circulação em alguns indivíduos e isto pode levar a um ataque. De facto, é cinco vezes mais provável que os fumadores sofram ataques do que os não fumadores. Isto é manifestamente perigoso se se está a pensar tomar contraceptivos anti-gravidez, dado que o risco de ataque é maior, especialmente se se tem idade superior a trinta anos.

O risco maior de se fumar é, contudo, o que faz com os pulmões. Fumar é a causa principal de cancro do pulmão em todo o mundo. Apesar de ser possível os não-fumadores padecerem de cancro de pulmão, os fumadores aumentam as suas chances muito além dos que não fumam. Os fumadores também correm o risco de formação de enfisema, uma doença respiratória incurável. A acção tem mais impacto do que as palavras.

Mas sem pensamento e foco as acções são como um rio descontrolado. Apesar de os efeitos do acto de fumar causarem danos irreversíveis, há bons conselhos para os que decidem parar de fumar. São precisos dez anos após deixar de fumar, para que os pulmões voltem ao normal. Isto significa que se se parar de fumar imediatamente, se pode ter uma vida melhor num período de dez anos. Em suma, os efeitos imediatos de deixar de fumar são ainda mais entusiasmantes.

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/419761-os-perigos-fumar-tabaco/

Sem comentários:

Enviar um comentário