sexta-feira, 15 de maio de 2009

Como cuidar dos seus olhos (4)


Faça intervalos freqüentes daquilo que você estiver fazendo para dar um descanso aos músculos dos seus olhos.

por Donald Patten, M.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Embora o cansaço ocular não prejudique seus olhos, pode causar desconforto, como olhos lacrimejantes ou secos, dificuldades de foco, fadiga e talvez venha acompanhado de uma dor de cabeça. Embora o cansaço ocular em si não seja algo sério, pode ser sintoma de alguma doença séria, como o glaucoma. Se estiver sendo incomodado por um cansaço ocular de longa duração, freqüente ou recorrente, você deve consultar um profissional.

Cuidados com olhos de diabéticos

Pessoas com diabetes precisam preocupar-se em particular com a proteção dos seus olhos. As complicações da diabetes impõem sérias ameaças aos olhos. O principal risco de doença ocular para pessoas com diabetes é a retinopatia diabética, onde vasos sangüíneos anormais crescem através da retina, danificando ,e às vezes, destruindo permanentemente a visão. A retinopatia diabética atinge cerca de um terço das pessoas com diabetes, principalmente depois de terem a doença por pelo menos 10 anos. Cerca de 5% dos diabeticos acabam perdendo a visão devido à retinopatia. Na verdade, ela é a causa líder de cegueira em pessoas com menos de 60 anos de idade nos Estados Unidos e Canadá.

Dieta, medicação e exercício são a chave para controlar a diabetes e reduzir os riscos de retinopatia. A pressão alta aumenta as chances de desenvolvimento de retinopatia. Sabe-se que controlar de perto os níveis de glicose no sangue diminui os riscos de uma pessoa ter retinopatia progressiva. Qualquer pessoa com diabetes que corra esse risco deve ser examinada pelo menos anualmente para verificar se tem doença ocular, mesmo que não haja sintomas na visão. Se for descoberta no início, o avanço da retinopatia pode às vezes ser detido através de tratamentos com laser. Aqueles que foram diagnosticados recentemente com diabetes do tipo II devem fazer um exame dos olhos logo após receberem o diagnóstico, pois os olhos já podem ter sido danificados.

2006 Publications International, Ltd.

Check-ups regulares podem ajudar a prevenir um problema sério


Check-ups regulares

Devido à natureza humana, a maioria de nós espera até que os olhos estejam incomodando para fazer um check-up. O problema com isso é que podemos estar, sem saber, com uma doença nos olhos. Na hora em que procuramos um especialista em olhos, podemos ter perdido um tempo de tratamento valioso e alguma capacidade de visão. Descobrir cedo um problema de visão aumenta a chance de um tratamento bem sucedido.

Desse modo, o melhor que você tem a fazer é um check-up a cada 2 ou 4 anos quando estiver entre os 40 e os 65 anos de idade e a cada 1 ou 2 anos quando estiver com mais de 65 anos. Se você tiver diabetes ou um histórico familiar de condições como glaucoma ou degeneração macular, faça check-up uma vez por ano. Pessoas com miopia grave também correm maior risco de glaucoma e devem considerar fazer exames regulares.

Que tipo de especialista você deve visitar? Tanto o oftalmologista quanto o optometrista, são treinados para avaliar problemas nos olhos. Na maioria dos lugares apenas os oftalmologistas, que são médicos, podem prescrever medicamentos para tratar de doenças nos olhos. Eles são os únicos que podem fazer cirurgias nos olhos. Um terceiro tipo de especialista, o optometrista, é treinado para prescrever e ajustar óculos e lentes de contato. No Brasil, somente o oftalmologista pode prescrever óculos.

Se você estiver preocupado porque pode ter um problema sério nos olhos, relacionamos e explicamos na próxima página alguns das doenças graves que podem ocorrer nos olhos.

Seis maneiras de proteger seus olhos
Aqui estão algumas coisas simples que você pode fazer para tratar bem dos seus olhos.
Leia com boa luminosidade. A luz fraca não danifica seus olhos porém eles podem se cansar mais facilmente.

Se os seus olhos ficarem incomodados ao assistir televisão em uma sala escura, deixe uma luz acesa.

Se você tiver óculos ou lentes de contato, use-os. Você não precisará se esforçar tanto para enxergar.

Use um filtro anti-reflexivo no monitor do seu computador.

Posicione o monitor de modo que fique no nível dos olhos ou um pouco abaixo, e na distância que você usaria para segurar um livro enquanto lê.

Faça intervalos freqüentes daquilo que você estiver fazendo para dar um descanso aos músculos dos seus olhos.

Distúrbios congênitos dos olhos
Infelizmente, há alguns distúrbios dos olhos que já nascem com as pessoas, e não há prevenção que evite os sintomas. Aqui estão alguns dos principais:

Sem comentários:

Enviar um comentário