sábado, 23 de maio de 2009

Dia Nacional de Luta contra a Obesidade


Texto da Comissão de Especialidade de Enfermagem Comunitária - 23.Maio.09 21-05-09

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é actualmente um problema de saúde pública de dimensão mundial, que afecta homens e mulheres de todos os grupos etários e estratos socioeconómicos, cuja prevalência, nos últimos 10 anos, teve um aumento de 10% a 40% na maioria dos países europeus.

A Associação Internacional para o Estudo da Obesidade constata que 36% das crianças italianas, 31% das gregas, 30% das espanholas e francesas têm excesso de peso ou obesidade. O nosso país não se afasta deste cenário, ocupando o 2º lugar de entre os países europeus com maior percentagem de crianças obesas entre os sete e os nove anos de idade. Segundo o estudo de Padez et al, 31,5% das crianças portuguesas deste grupo etário têm excesso de peso e / ou obesidade. Estes valores são, na maior parte das vezes, consequência de modificações nos hábitos alimentares a que se associa uma franca diminuição da actividade física.

Face à dimensão e características deste problema de saúde, podemos afirmar que, a longo prazo, a consequência mais significativa da obesidade infantil será a sua persistência na idade adulta com todos os riscos de saúde que lhe estão subjacentes, tais como: a hipertensão, problemas ortopédicos, doenças respiratórias, diabetes e doenças coronárias. No entanto, durante a infância e particularmente na adolescência, o excesso de peso e a obesidade podem acarretar consequências psicológicas sérias, entre as quais se evidenciam a estigmatização, a rejeição social e a baixa auto-estima, razões suficientes que justificam a preocupação e empenho dos profissionais de saúde na sua prevenção.

Os enfermeiros, no âmbito das suas intervenções, adoptam como estratégia, particularmente nos grupos mais vulneráveis da população, capacitar as pessoas com vista a melhorar os seus estilos de vida. Assim, na prevenção e o controle da obesidade, é importante a consecução de dois objectivos fundamentais: aumentar o exercício físico e diminuir a ingestão calórica, através de um forte compromisso entre a família e a escola. E, é nestes espaços de crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens que os enfermeiros trabalham em conjunto para a obtenção de ganhos em saúde e de melhor qualidade de vida.
A Comissão de Especialidade de Enfermagem Comunitária

CE/CEEC

GCI/LCN

http://www.ordemenfermeiros.pt/index.php?page=29&news=979

1 comentário:

  1. Hello! My name is Andreia Hemerly, the official nurse for FLONation Foundation, a non-profit organization that centers around childhood and adult obesity, incorporating exercise and nutritional programs components designed to help educate, empower and support individuals who struggle with their weight and nutrition.
    Michael D. Young, a former Major League Baseball Player and part of the 1983 World Champion Baltimore Orioles, is the Founder and President of the foundation. Our office is based out of Westminster, Maryland, in the United States, but we are currently working in California on some projects and events.
    We would like to see if there's an interested in having our foundation come to your country and show how we could help implement the same types of programs we run here. Please feel free to go to www.flonation.org and also visit our “flonation foundation” facebook page as well.
    Any questions please feel free to contact me anytime.
    Sincerely,
    Andreia

    ResponderEliminar