sexta-feira, 15 de maio de 2009

Anestesia Consciente. DIDA


Cerca de 21 milhões de pessoas recebem anestesia geral por ano. E o resultado esperado é que as pessoas durmam pacificamente para que possa ser feito à cirurgia necessária no paciente. Hoje em dia um número considerável de pessoas, mas especificamente 30 mil, encontram-se incapazes de dormir ao decorrer do processo, isso é o fenômeno que podemos chamar de Anestesia Consciente.

Esse despertar inadvertido durante a anestesia (DIDA), ocorre quando um paciente sob o efeito da anestesia geral se torna consciente de algum ou de todos os eventos durante a cirurgia ou um dado procedimento e tem a recordação direta daquele(s) evento(s). Por causa do uso rotineiro dos relaxantes neuromusculares durante a anestesia geral, o paciente é frequentemente incapaz de comunicar-se com a equipe cirúrgica se esta complicação ocorrer.

A anestesia geral tem a função de bloquear os estímulos dolorosos que são conduzidos através da medula espinhal. A medula espinhal é parte do Sistema Nervoso Central, ocupando o canal vertebral da coluna. É da medula espinhal que emergem quase todos os nervos responsáveis pela nossa sensibilidade (tátil, térmica, dolorosa) e pela motricidade voluntária (movimentos).

Em síntese o processo normal de anestesiar um paciente consiste em aplicar primeiro um medicamento que cause a sedação, posteriormente se aplica uma anestesia e finalmente um paralisante para evitar qualquer movimento por reflexo. Entre os passos dois e três não existe um tempo de espera para ver se a pessoa está em estado profundo de inconsciência, desse modo se o paciente ficar consciente ele não conseguirá gritar por ajuda, nem se mexer por causa do paralisante que nele fora aplicado. Para o médico o paciente está, aparentemente dormindo, mas de qualquer forma eles estão fatidicamente acordados.

Pessoas que sofreram essa anestesia consciente geralmente sofrem de síndrome de stress pós-traumático, pois vivenciaram, com dor e uma grande pressão psicológica, médicos abrirem e manipularem seus órgãos.
Esse fenômeno ocorre anualmente com bastante freqüência nos EUA, no Brasil desconheço alguma estatística para tais pacientes que vivenciaram DIDA, mas é de convir que deva ser uma experiência agonizante, medonha, sentir dor e desespero e não poder fazer nada, é a impotência inegável.

Hoje em dia a nossa única preocupação ao enfrentar uma raquianestesia não é mais o medo de como irá reagir com ela depois, se irá vomitar ou algo do tipo, agora meu medo é outro, por mais que não seja tão corriqueiro é real, a consciência e a impotência do despertar inadvertido durante a anestesia.

Awake é um filme que relata de forma excelente esse fenômeno, com uma trama enlouquecente.
Existe um site ótimo para quem quiser ler mais sobre o assunto: http://www.anestesiologia.com.br/

http://ingridcerveira.blogspot.com/

17 comentários:

  1. Anestesia Consciente

    É extremamente terrível saber que pode acontecer falhas de anestesia durante uma a operação, penso que deveria ter alguma forma de detectar, parece ser pouco que 30mil entre 2 milhões passem por esta experiência, mas é necessário criar algo que identifique DIDA. Depois de saber disto é dificil confiar na medicina.

    ResponderEliminar
  2. Sou brasileira tenho 40 anos e no dia 03 de junho de 2009 passei por essa experiência, é indiscritível o sofrimento causado, a dor, a impotência durante e após o procedimento, pois os médicos lhe ignoram completamente e afirmam que toda a experiência relatada por você foi fruto de sua imaginaçã, apesar de você ser capaz de descrever com detalhes o procedimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei o q vc sentiu Simone. Fiz uma cirurgia ortognatica por anestesia geral. Fiquei consciente na cirurgia e não conseguia respirar de acordo com o balão q estava mais lento. Ví tudo, não conseguia falar com o médico, tentava sinalizar mais não conseguia, foi desesperador, senti muita falta de ar. Estou no pos cirugico e não posso conversar, estou completamente traumatizada, preciso de ajuda mais não posso falar!

      Eliminar
    2. Eu passei por uma curetagem logo após saber que havia tido um aborto retido de uma gestação anembrionária. Fui submetida a uma cirurgia geral, no momento em que aplicaram a anestesia perdi meus sentidos na hora, porém conseguia ouvir tudo o que os médicos falavam, apesar de não sentir nenhuma dor física, a agonia era constante, pois tentava falar ou até mesmo me mexer mas não conseguia, lembro de ter consegui abrir os olhos por um segundo... Quando voltei totalmente da anestesia , relatei ao meu médico sobre o que aconteceu e ele me disse que era apenas fruto da minha imaginação.... mas até hoje fico traumatizada em falar nessa anestesia...

      Eliminar
  3. No dia 23/09/2010, passei por uma cirurgia reparadora nos seios, onde fiquei totalmente consiente do que estava acontecendo, sofri muita dor e não conseguia me comunicar com a equipe médica. Quando terminou o efeito e falei com o médico onde imaginaram que fosse fruto da minha imaginação, más quando falei as coisas que eles falaram durante a cirurgia ai sim eles começaram a acreditar em mim.
    Viviane A. Vieira

    ResponderEliminar
  4. quando tive meu bebe de cesaria a nestesia nao pegou direito pois gritei ,doeu foi horrivel,o medico riu ,e depois na sala de observaçao o medico ainda debochou de mim ,realmente e um descaso.depois disso tive problemas piscologicos e tom remedios controlados ate hoje.

    ResponderEliminar
  5. quando fiz uma cesaria a 6 anos atras a anestesia nao pegou direito,eu gritei disse que estava doendo , arranquei o soro de desespero,e o medico riu ,quando fui para a sala de observaçao o medico ainda deboxou de mim . realmente e um descaso.depois disso tive problemas piscologicos tomo remedios controlados ate hoje,pesso q deus me ajude pq vou me submeter a uma cirurgia,e tomarei a nestesia geral.

    ResponderEliminar
  6. Fiz minha primeira cirurgia com anestesia geral. Foi uma Paratireoidectomia.
    Por ter uma experiência legal com endoscopias (tomando dormonid), imaginei que uma anestesia geral seria legal.
    Cheguei a fazer piadas : "Obaaaa... anestesia geral !!!".

    Pois acontece que fui p cirurgia e fiquei consciente durante o procedimento(nao sei dizer em que momento). Comecei a sentir dores agudas devido aos cortes e ouvia o cirurgião descrevendo o processo. (não sei repetir os termos da cirurgia) mas lembro que o cara em determinado momento disse casualmente que iria pro Chile.
    Num primeiro momento não tentei falar mas sim mover o braço ou a mão. Pavoroso...foi aquela sensação de quando temos o braço ou mão dormentes e tentamos mecher : Simplesmente não mechem !! E depois tentei fazer algum som, mover pernas, mas nada...tudo parado menos a consciência.
    Curioso que não fiquei totalmente em pânico apesar da dor. Senti algo mais como uma sensação de conformidade tipo : "Agora ferrou FEIO...e não tem nada q eu possa fazer a não ser aguentar..."
    Se eu tive uma Anestesia Consciente, diria que pelo menos, não estava TOTALMENTE consciente. A dor não ficou insuportável. Foi mais como se eu cortasse por exemplo, o braço superficialmente com uma faca.
    Depois tudo apagou e acordei com alguém me estimulando, ai fui pro pós operatório.
    Durante isso q aconteceu, também pensei em como isso poderia acontecer e não poder avisar? Mas EU SEI q qualquer coisa anormal (DOR) numa cirugia se traduz em queda ou aumento da pressão arterial. Então acho que meu organismo deve ter dado algum sinal nesse sentido e aumentaram a dose.
    Também fico imaginando se tudo não foi apenas imaginação. (já li uns relatos estranhos sobre anestesia).
    Não comentei nada com os médicos pensando que iriam de cara dizer que eu imaginei tudo. De qualquer forma, não quero passar por isso novamente NUNCA !

    ResponderEliminar
  7. Nossa! Não acredito! Isso aconteceu comigo recentemente. Em dezembro de 2010 fui submetida a uma cirurgia para retirada de ovário. Tive que tomar anestesia geral. Apaguei por um período, mas acordei antes de começar a cirurgia e senti vontade de tossir. Pude perceber que havia alguma coisa em minha garganta. Logo em seguida, tentei piscar para mostrar que estava acordada, mas alguém fechou meus olhos com uma fita adesiva (eu acho). Em seguida, tentei mexer minhas mãos e meus pés, mas também não consegui. Conseguia ouvir os médicos conversando, mas não conseguia me comunicar. Percebi que eles estavam me limpando para começar o procedimento e logo em seguida senti o corte no umbigo. A minha sorte é que logo em seguida eu apaguei novamente e só acordei depois da cirurgia. Acabei de ler esta notícia e estes comentários e estou impressionada!

    ResponderEliminar
  8. É necessário que as pessoas que tiveram esta experiência façam relatos por escritos e denunciem procedimentos que não ocorreram perfeitamente, ou por falha humana ou por uma condição própria do organismo. O que sei é que profissionais despreparados preferem debochar do que reconhecer algo fora de previsto. Deboche, brincadeiras, piadas, sarcarmos são Assédios morais e evitam um confronto sério e diagnóstico do caso.
    Minha amiga de infância morreu depois de ficar anos paralitica em virtude de uma cesariana, ond eo anestesista não reconheceu a tempo o seu erro. Durante 7 dias ela andou com dores terríveis e o médico disse que ela estava de "fricote". Ela ficou sob uma cadeira de rodas dos 19 anos até falecer com quase 30. Tinha uma válvula no cérebro para regular poucas funções e todo procedimento de melhoria foi obtida nos Estados Unidos onde tinha visto permanente. Sua família era de poucas posses e toda ajuda veio de campanhas, amigos e do apoio norte-americano onde ela era estudada. No Brasil nenhum profissional atestou falha médica. Ela morreu sem que este médico anestecista tenha recebido da lei a penalidade que merecia. Ela era um filha amada, a mãe de um menino que ela não conseguiu cuidar. Ela era linda e perfeita. Ela era Cleide, minha amiga

    ResponderEliminar
  9. Passei por isso agora dia 4/06 e estou apavorada, por que ainda vou precisar fazer uma outra cirurgia que vai precisar de anestesias deste tipo :/ estou apavorada, traumatizada! É verdade mesmo, os médicos debocham, não acreditam, vc se sente desrespeitada, louca até ... Aff, Que Deus me proteja para não passar mais por isso :/

    ResponderEliminar
  10. Passei por uma situação como essa numa cirurgia realizada em junho de 2011. Não fiquei consciente durante todo o tempo, na verdade foi uma cirurgia realizada em duas etapas por dois médicos diferentes, um mastologista e outro cirurgião plástico. No primeiro momento não estava consciente, fiquei apenas no segundo momento e por um período curto. senti dores, na verdade, senti o médico cortado algo de dentro da minha axila, além das dores ouvi também a conversa do médico. Durante esse período tentei me comunicar com a equipe médica, mas não consegui... o corpo não respondia as ordens do cérebro como mecher as pernas ou o braço, ou até mesmo alterar a respiração. Quando contei ao médico ele ficou meio duvidoso porque não houve nenhuma alteraçãodurante o procedimento cirurgico. Um trauma e tanto. Em julho desse ano precisei realizar outro procedimento cirurgico e o médico sugeriu que eu falasse com o anestesista durante a consulta pré operatória. nessa conversa com o anestesista ele me sugeriu que usasse um aparelho que mostra ao anestesista durante o procedimento cirurgico o grau de consciencia. Usei o aparelho durante a cirurgia e tudo ocorreu muito bem. Que bom ler esses relatos, ao menos sei que não foi momento de delírio.

    ResponderEliminar
  11. Aconteceu comigo recentemente! Fiz uma Bariatrica em 03/11 e acordei senti eles me cortarem na altura do estômago , tentei me mexer mover o braço ou a cabeça mas meu corpo não respondia, foi desesperador tentei gritar mas foi em vão!
    Graças a Deus apaguei logo em seguida, terei que passar por outra cirurgia ano que vem e estou com muito medo de acontecer de novo.

    ResponderEliminar
  12. http://www.youtube.com/watch?v=6k7IHH73frQ assistam, vale a pena

    ResponderEliminar
  13. Realizei 03 cirurgias e em apenas duas eu tive anestesia consciente, porém não tive dores agudas, somente algo superficial, porém ouvia os cirurgiões e enfermeiros conversando, consegui sentir a pressão para raspar o osso, foi bem esquisito e nunca havia comentado porque pensei que fosse normal, até que na última operação dormi feito pedra e estranhei não ouvir eles conversando na centro cirúrgico, percebi que o normal é não ouvir e não sentir nada. Até dezembro tenho outra operação e espero ficar anestesiada completamente.

    ResponderEliminar
  14. Aconteceu comigo em uma cesária, senti todas as dores do corte, de tudo, ninguém acreditava em mim, me sedaram e apaguei apenas no meia hora, onde a enfermeira falou que deveria durar 3 horas.

    ResponderEliminar
  15. Eu tanbem acordei no meio da operação sentia dores horríveis não consegui a mexer nada para avisar o médico julguei que ia morrer quando acordei e mal arrastava a língua o médico confirmou que sim acontece mais vezes com que sonhamos diz se anestesia consiente agora nunca mais vou ser operada morro de medo

    ResponderEliminar