terça-feira, 18 de novembro de 2014

PÓLIPO NASAL






O pólipo nasal é um pequeno tumor benigno que cresce dentro da cavidade nasal ou dos seios paranasais, geralmente como resultado de inflamações crônicas das vias aéreas.
Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre os pólipos nasais:
O que é um pólipo nasal.
Causas dos pólipos nasais.
Sintomas de pólipo nasal.
Tratamento do pólipo nasal.
O que é um pólipo nasal
O pólipo nasal é um tumor benigno que surge na mucosa da cavidade nasal e nada tem a ver com câncer.
Qualquer pessoa pode ter um ou mais pólipos nasais, mas eles são mais comuns em indivíduos com mais de 40 anos. Em crianças, esses pólipos são raros. Enquanto na população adulta a incidência de pólipos pode chegar aos 5%, nas crianças ele só é encontrado em cerca de 0,1%.
Os pólipos nasais podem se desenvolver em qualquer ponto do cavidade nasal ou dos seios paranasais. Eles geralmente estão associados a quadros de inflamação crônica das vias aéreas, como asma e rinite alérgica.
Pólipos nasais pequenos não costumam causar sintomas e passam despercebidos. Por outro lado, pólipos maiores ou vários pólipos nasais agrupados podem bloquear as passagens nasais e levar a problemas respiratórios, perda do olfato e infecções frequentes.
Causas de pólipos nasais
Não sabemos exatamente por que surgem os pólipos nasais. Acredita-se que haja uma relação entre predisposição genética e processos inflamatórios crônicos das vias aéreas.
Entre os fatores de risco conhecidos, podemos citar:
– História familiar de pólipos nasais.
– Rinite alérgica (leia: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento).
– Asma (leia: SINTOMAS DA ASMA).
– Sinusite crônica (leia: SINUSITE).
– Alergia à aspirina (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O AAS).
– Fibrose cística.
– Síndrome de Churg-Strauss.
É importante destacar que nem todos os pacientes com as doenças acima desenvolvem pólipos nasais. O paciente precisa ter alguma predisposição genética para que essas doenças sirvam como gatilho para o desenvolvimento de pólipos na cavidade nasal.
Há uma forte associação entre alergia à aspirina e a presença de pólipos nasais. Pacientes que são alérgicos à aspirina e apresentam quadros de rinite ou sinusite recorrentes devem investigar a presença de pólipos nasais. Do mesmo modo, pacientes com diagnóstico já confirmado de pólipos nasais devem evitar o consumo de aspirina.
Sintomas do pólipo nasal
Os sintomas do pólipo nasal dependem do seu tamanho ou número. Quando são grandes o suficiente para obstruir as vias nasais ou os seios nasais, os pólipos costuma causar um quadro de sinusite crônica. Entre os sintomas mais comuns, podemos citar:
– Coriza.
– Constipação nasal.
– Diminuição do olfato.
– Diminuição do paladar.
– Dor de cabeça ou na face (semelhante à que ocorre na sinusite).
– Dor nos dentes superiores.
– Sensação de peso ou pressão nos seios nasais.
– Coceira nos olhos.
– Roncos ao dormir.
A presença de pólipos além de poder causar sinusite crônica, facilita a ocorrência de infecções respiratórias. Os pólipos também podem causar crises de asma, apneia obstrutiva do sono e infecções do olhos.
O diagnóstico é habitualmente feito pelo médico otorrinolaringologista através da rinoscopia, uma espécie de endoscopia nasal. Em casos de dúvidas, uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética dos seios da face podem ser úteis.
Tratamento do pólipo nasal
O tratamento dos pólipos nasais costuma ser feito com corticoides em spray nasal, como a fluticasona, budesonida ou triancinolona. Estas drogas podem causar retração e, em alguns casos, até desaparecimento dos pólipos. Se os corticoides nasais não funcionarem, o otorrinolaringologista pode prescrever corticoides por via oral. Os corticoides em comprimido são mais efetivos, mas apresentam uma incidência maior de efeitos colaterais (leia:PREDNISONA E CORTICOIDES | efeitos colaterais). Anti-histamínicos também podem ser usados.
Antibióticos não agem diretamente nos pólipos, mas podem ser usados se houver infecção ativa das vias aéreas.
Cirurgia para pólipos nasais
Se o tratamento medicamentoso falhar, o seu otorrinolaringologista pode propor a remoção cirúrgica dos pólipos.
A cirurgia para retirada de pólipos nasais é chamada de polipectomia. Ela geralmente é realizada por via endoscópica, com anestesia local e tem duração menor que 1 hora. O tempo de recuperação é de 1 a 2 semanas. No pós-operatório, o paciente deve retornar frequentemente ao otorrino para realizar limpezas da cavidade nasal.
Os pólipos podem voltar a crescer, motivo pelo qual o uso de corticoides nasais é indicado após a cirurgia. Nos casos de recorrência, nova cirurgia pode ser necessária.

Sem comentários:

Enviar um comentário