segunda-feira, 22 de julho de 2013

MitoQ: creme descoberto por acidente pode supostamente reverter o envelhecimento humano


Muitas descobertas médicas, por exemplo o Viagra e o Botox, foram feitas acidentalmente, enquanto os cientistas estavam procurando a cura para uma doença totalmente diferente.
Recentemente, isso aconteceu novamente. Desta vez, pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) estavam procurando uma cura para a lesão hepática quando, acidentalmente, criaram um creme que pode se tornar um produto antienvelhecimento poderoso.
MitoQ”, que supostamente amacia a pele e reverte os sinais de envelhecimento, é uma mistura de ingredientes únicos patenteada pelos cientistas Mike Murphy e Rob Smith.
O trabalho do par culminou na descoberta de um sistema de entrega que leva células cheias de antioxidantes – moléculas que inibem a oxigenação das células – diretamente para a mitocôndria, uma fonte de radicais livres que é responsável pelo envelhecimento e danos nos nossos tecidos.
O sistema de penetração eletrostática visa as mitocôndrias e efetivamente entrega CoQ, um componente ativo do sistema antioxidante orgânico dos nossos corpos, direto dentro da célula em níveis que nunca foram atingidos.
“As mitocôndrias são como as baterias que fornecem a energia que todas as nossas células precisam para funcionar e se manter saudáveis, incluindo as células da pele. Infelizmente, este processo também libera radicais livres, o que danifica nossas células”, explica o Dr. Michael Murphy. “Os antioxidantes são mecanismos de defesa natural do corpo para combater os radicais livres, mas o envelhecimento acontece porque à medida que envelhecemos, nossos corpos produzem menos antioxidantes e não podem combater os radicais livres de forma tão eficaz. Isto é o que faz com que as rugas e linhas apareçam”.
A equipe afirma que seu sistema é um grande avanço científico que aumenta a nossa capacidade antioxidante natural para restaurar em nossas células uma função ideal – daí seu poder antienvelhecimento.
A equipe testou seu produto em ratos com resultados mais do que estéticos.
Segundo os pesquisadores, a disfunção mitocondrial e estresse oxidativo contribuem para a progressão de doenças como o Alzheimer. Mas MitoQ conseguiu evitar essas patologias em ratas jovens que receberam a substância antioxidante durante 5 meses. O produto impediu o declínio cognitivo nos animais, bem como o estresse oxidativo, o que sugere um papel central da mitocôndria na neurodegeneração e fornece evidências que suportam o uso de terapias que as tenham como alvo para doenças que envolvem estresse oxidativo e insuficiência metabólica.
Para ler mais sobre o estudo (em inglês) publicado no The Journal of Neuroscience, clique aqui. Além dessa pesquisa com ratos, a potência da MitoQ para eliminar o dano oxidativo causado pelos radicais livres foi analisada mais vezes e artigos também foram revisados e publicados em revistas cientificas como Annals of the New York Academy of Sciences e Journal of Biological Chemistry. [DailyMail, Cambridge]
http://hypescience.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário