sábado, 17 de setembro de 2011

Lula passa bem após cirurgia no nariz. 04/02/2005 - 23h52


S. PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupera bem da cirurgia que levou uma hora para a retirada de um pólipo nasal, realizada na noite desta sexta-feira. A previsão da equipe médica é que ele tenha alta no sábado, depois de nova avaliação pela manhã. Após o procedimento, realizado com anestesia geral, no Incor em São Paulo, o presidente estava consciente, falando e respirando sem a ajuda de aparelhos. A cirurgia terminou às 21h30 e segundo os médicos ele seguiria para o quarto.
De acordo com o otorrinolaringologista Clemente R. Almeida, responsável pela operação, o exame realizado no centro cirúrgico apontou que o pólipo retirado não é maligno.
"Não tem nada de maligno, é um processo inflamatório", disse o médico a jornalistas.
Pólipo é um tecido que surge de forma anormal. O que foi retirado da narina do presidente tinha 3 centímetros de diâmetro. Uma nota distribuída pelo hospital explicou que o pólipo de Lula obstruía "totalmente" sua narina esquerda impedindo "o fluxo de oxigênio". O material recolhido passará por um exame mais detalhado, cujo resultado sairá em quatro dias. A operação foi feita por meio de uma videocâmera, acionada por um cabo de fibra de óptica.
Almeida informou que o presidente sofria do problema há mais de dois anos. "É um quadro antigo, que vem se agravando, mas todo mundo tem medo de entrar em cirurgia", disse ele.
Durante o período pós-operatório, o presidente será medicado com analgésico e antibiótico. O prazo de recuperação é de cerca de sete dias - sem quaisquer restrições à sua rotina. O médico particular de Lula, o cardiologista Roberto Kalil, disse que o presidente estava tranqüilo antes da cirurgia e perguntou apenas: "Quando eu vou embora?".
(Reportagem de Carmen Munari)
http://blogdalergia.blogspot.com/2007/03/rinite-alrgica-e-os-plipos-nasais.html

Sem comentários:

Enviar um comentário