quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tomógrafo Móvel do Governo do Estado chega a Quissamã


O município de Quissamã é a próxima parada do Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O tomógrafo estará à disposição da população na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, nesta terça-feira e ficará até o dia 13 de outubro.
http://correiodobrasil.com.br
A estrutura para atendimento aos pacientes conta com tenda climatizada para recepção e acolhimento, TV, água gelada. Os moradores de Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, rio das Ostras, Casemiro de Abreu e Santa Maria Madalena também serão beneficiados, através de agendamento prévio feito pelas Secretarias Municipais de Saúde.
O atendimento do Tomógrafo Computadorizado Móvel (TCM) será de segunda a sexta, das 08h às 19h; e no sábado, de 07h30 às 15h. O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia (42 exames aos sábados). O serviço de tomografia móvel da Secretaria de Estado de Saúde conta com dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possuem, ainda, com vestiário para o paciente. O outro aparelho de TCM encontra-se em Miguel Pereira até o dia 06 de outubro.
De 2009 até agora, já foram realizados 58.431 tomografias, através do serviço móvel, beneficiando pacientes em todo estado do Rio de Janeiro. Antes, este procedimento, que é fundamental para o diagnóstico de doenças, era inacessível à população, especialmente para moradores do interior.
Rapidez e conforto
Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.
Agendamentos
Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias útil, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário