quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Na província de Manica. 70% dos seropositivos são mulheres e crianças


- Revela o director provincial da Saúde de Manica, Juvenaldo Amos, em entrevista em Chimoio

65% das novas infecções são jovens sexualmente activos

Chimoio (Canalmoz) - A província de Manica está entre as que apresentam maior índice infecção de HIV-SIDA. Segundo dados apresentados pelo director provincial de saúde de Manica, Juvenaldo Amos, mais de 15 por cento da população local está infectada pelo vírus causador de SIDA e desta percentagem a maioria são mulheres e crianças, que perfazem 70 por cento dos seropositivos na província. Os homens apenas representam os restantes 30 por cento.
Actualmente, segundo dados da Saúde, por dia 230 a 250 novas infecções acontecem na província, isto já mostra redução em relação a anos anteriores.
“Em 2004 as províncias de Manica e Sofala estavam com gráficos acima dos 25% e 27% de pessoas vivendo com HIV/SIDA (PVHS), mas agora este número baixou para 15.6% e 15.3%, respectivamente”, disse a fonte justificando que há resultados positivos, embora haja ainda mais trabalho.
Doutor Juvenaldo disse ainda que 65% das novas infecções pelo HIV/SIDA são jovens com idades compreendidas entre 16 e 25 anos, que ainda estão na fase sexualmente activa.
“É preocupante os números de novas infecções que se registam nesta região do país, embora reconhecendo que temos aqui muitas organizações que lidam com esta doença,” concluiu o director provincial da saúde, falando ao Canalmoz. (José Jeco)
Imagem: Ana Maria Muhai.wmv. Ana Maria Muhai.wmv
article.wn.com


Sem comentários:

Enviar um comentário