quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Modelo francesa Isabelle Caro morre de anorexia aos 28 anos com 31 quilos


Ex-manequim e actriz Isabelle Caro, que foi a imagem da campanha 'No Anorexia' em 2007, morreu com apenas 28 anos, não se sabendo a causa da morte.

Económico com Lusa 30/12/10 12:52

A ex-manequim e actriz de comédia francesa Isabelle Caro, que se fez fotografar nua contra a anorexia, doença de que padecia, morreu a 17 de Novembro, aos 28 anos, noticiou hoje o site suíço 20.Minute.ch.

"A actriz francesa ultra-mediatizada pela sua luta contra a anorexia morreu no mês de Novembro na maior discrição", revela o jornal suíço, que não especifica as causas da morte.

O namorado de Isabelle Caro, o cantor suíço Vincent Bigler, confirma a morte da jovem actriz no seu próprio site da Internet, precisando que esta ocorreu a 17 de Novembro. O seu peso actual seria de 31 quilos.

Campanha teve participação de Oliviero Toscani

Isabelle Caro tornou-se conhecida em 2007, ao expor o seu corpo esquelético perante a objectiva de Oliviero Toscani para denunciar os efeitos nocivos da anorexia, uma doença de que sofria desde os 13 anos e que a fez entrar em coma em 2006, quando pesava 25 quilos, medindo 1,65 metros.

"Ela esteve hospitalizada durante 15 dias devido a uma pneumopatia e, nos últimos dias, estava muito cansada, mas não sei qual a causa da sua morte", declarou ao 20.Minutes.ch o cantor, com quem ela iria gravar em breve o videoclip de uma canção intitulada "J'ai fin" (título com duplo sentido fonético, já que em francês as palavras fin - fim - e faim - fome - são homófonas), sobre a anorexia.

Morte surpreende depois de melhoria

A jovem actriz decidiu abandonar o hospital, depois de ter anunciado, no início de 2010 - recordou o 20 Minutes, ter atingido o peso de 42 quilos.

"Ela estava a recuperar peso e parecia estar melhor. O anúncio da sua morte surpreende-me mais por causa disso", afirmou o realizador Colin Schmidt, autor de Lacoza Movie Maker, inquirido pelo 20.Minutes.ch.

Em 2007, na campanha 'No Anorexia', ela quis "despertar as consciências" para a doença que atinge cada vez mais manequins: "Esta foto sem roupa e sem maquilhagem não me favorece. A mensagem é forte: tenho psoríase, o peito descaído, um corpo de pessoa idosa", declarou Isabelle Caro.

Imagem: CNN