Postado por Alex Botsaris em November 11, 2011.
Algumas pessoas costumam ter vários episódios de gripe ao longo do ano, que atrapalham a rotina profissional e pessoal, além de comprometer a qualidade de vida. Além dos conhecimentos clássicos, a medicina chinesa e outras técnicas complementares possuem diversos instrumentos que podem melhorar muito sua saúde. Deve-se escolher bem os alimentos que contribua para as defesas do organismo e, até mesmo, tomar suplementos de ervas medicinais imunoestimulantes. Além, é claro, de se vacinar todos os anos porque o vírus Influenza é mutável.
Alimente-se
Tenha uma alimentação saudável e, principalmente, rica em vegetais e alimentos que contêm vitaminas. Alguns tipos de alimentos e vitaminas, como a vitamina C, ajudam a melhorar a imunidade. Os chineses aconselham colocar sempre no prato, como forma de melhorar as defesas do organismo, alimentos com as cinco cores (preto, branco, verde, vermelho e amarelo), os cinco sabores (doce, picante, salgado, ácido e amargo) e todas as partes dos vegetais (raiz, folha, casca, semente, fruto). Você pode, também, tomar um suplemento com vitamina C, zinco e arginina, porque são nutrientes que comprovadamente melhoram a imunidade.
Coloque nas suas refeições diárias alimentos que ajudam a melhorar a imunidade, como os cogumelos e o limão. Cogumelos como o shitake e o maitake, da cozinha japonesa, possuem comprovação científica dos seus benefícios para a imunidade. No limão, encontramos substâncias chamadas limonenos, que são potentes estimulantes da imunidade. Eles se concentram mais na casca do limão – por isso, a tradição da limonada suíça para a saúde procede. Um copo de limonada suíça por dia pode fazer toda a diferença.
Tome suplementos de ervas medicinais imunoestimulantes. Muitas plantas medicinais possuem atividade imunoestimulante comprovada e melhoram a imunidade de pessoas e animais de laboratório. Na minha experiência, a ingestão regular de suplementos com uma, ou algumas dessas plantas, reduz de forma significativa a incidência de gripes. As principais são a equinácea (Echinacea purpurea), o astrágalo (Astragalus membranaceus) e a unha-de-gato (Uncaria tomentosa). Os extratos dessas plantas necessitam de receita médica no Brasil, mas podem ser comprados nos Estados Unidos como complementos alimentares.
A vacinação anual é primordial
Vacine-se regularmente contra a gripe. Atualmente, uma vacina efetiva contra o vírus influenza, um dos principais causadores da gripe, é produzida todo ano. Vacine-se sempre antes do inverno como forma de se proteger contra esse vírus. Mesmo que você tenha gripes depois de se vacinar, não deixe de fazê-lo, porque são os outros vírus, contra os quais a vacina não protege, os responsáveis por esses episódios. Com certeza, sem a vacinação, seria pior.
Ducha fria aumenta energia de defesa
Evite banhos quentes demais, e ao final do banho tome uma ducha fria. Essa é uma informação tradicional, contudo, alguns estudos confirmaram que a ducha fria aumenta a imunidade. Na medicina chinesa, existe uma crença que as duchas frias reforçam as energias de defesa, por aumentarem a proteção contra a exposição ao frio.
O clínico geral e escritor Alex Botsaris é autor de onze livros, entre eles O Prazer de Se Cuidar e Medicina Ecológica.
http://www.alexbotsaris.com.br/site/proteja-seu-organismo-das-gripes-frequentes
Imagem: Ofereçam a flor adequada ...
monceaufleurssaldanha.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário