segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Proteja seu organismo das gripes frequentes


Postado por Alex Botsaris em November 11, 2011.
Algumas pessoas costumam ter vários episódios de gripe ao longo do ano, que atrapalham a rotina profissional e pessoal, além de comprometer a qualidade de vida. Além dos conhecimentos clássicos, a medicina chinesa e outras técnicas complementares possuem diversos instrumentos que podem melhorar muito sua saúde. Deve-se escolher bem os alimentos que contribua para as defesas do organismo e, até mesmo, tomar suplementos de ervas medicinais imunoestimulantes. Além, é claro, de se vacinar todos os anos porque o vírus Influenza é mutável.
Alimente-se
Tenha uma alimentação saudável e, principalmente, rica em vegetais e alimentos que contêm vitaminas. Alguns tipos de alimentos e vitaminas, como a vitamina C, ajudam a melhorar a imunidade. Os chineses aconselham colocar sempre no prato, como forma de melhorar as defesas do organismo, alimentos com as cinco cores (preto, branco, verde, vermelho e amarelo), os cinco sabores (doce, picante, salgado, ácido e amargo) e todas as partes dos vegetais (raiz, folha, casca, semente, fruto). Você pode, também, tomar um suplemento com vitamina C, zinco e arginina, porque são nutrientes que comprovadamente melhoram a imunidade.
Coloque nas suas refeições diárias alimentos que ajudam a melhorar a imunidade, como os cogumelos e o limão. Cogumelos como o shitake e o maitake, da cozinha japonesa, possuem comprovação científica dos seus benefícios para a imunidade. No limão, encontramos substâncias chamadas limonenos, que são potentes estimulantes da imunidade. Eles se concentram mais na casca do limão – por isso, a tradição da limonada suíça para a saúde procede. Um copo de limonada suíça por dia pode fazer toda a diferença.
Tome suplementos de ervas medicinais imunoestimulantes. Muitas plantas medicinais possuem atividade imunoestimulante comprovada e melhoram a imunidade de pessoas e animais de laboratório. Na minha experiência, a ingestão regular de suplementos com uma, ou algumas dessas plantas, reduz de forma significativa a incidência de gripes. As principais são a equinácea (Echinacea purpurea), o astrágalo (Astragalus membranaceus) e a unha-de-gato (Uncaria tomentosa). Os extratos dessas plantas necessitam de receita médica no Brasil, mas podem ser comprados nos Estados Unidos como complementos alimentares.
A vacinação anual é primordial
Vacine-se regularmente contra a gripe. Atualmente, uma vacina efetiva contra o vírus influenza, um dos principais causadores da gripe, é produzida todo ano. Vacine-se sempre antes do inverno como forma de se proteger contra esse vírus. Mesmo que você tenha gripes depois de se vacinar, não deixe de fazê-lo, porque são os outros vírus, contra os quais a vacina não protege, os responsáveis por esses episódios. Com certeza, sem a vacinação, seria pior.
Ducha fria aumenta energia de defesa
Evite banhos quentes demais, e ao final do banho tome uma ducha fria. Essa é uma informação tradicional, contudo, alguns estudos confirmaram que a ducha fria aumenta a imunidade. Na medicina chinesa, existe uma crença que as duchas frias reforçam as energias de defesa, por aumentarem a proteção contra a exposição ao frio.
O clínico geral e escritor Alex Botsaris é autor de onze livros, entre eles O Prazer de Se Cuidar e Medicina Ecológica.
http://www.alexbotsaris.com.br/site/proteja-seu-organismo-das-gripes-frequentes
Imagem: Ofereçam a flor adequada ...
monceaufleurssaldanha.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário