segunda-feira, 1 de abril de 2013

Para cuidados primários de saúde . “SMS para a Vida” vai dar dicas sobre cuidados de saúde


Maputo (Canalmoz) – Um acordo tripartido assinado entre o Ministério da Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Mcel vai dar início ao projecto “SMS para a Vida”, um serviço inovador que permitirá aos cidadãos receber, nos seus telemóveis, informações sobre como melhorar a saúde.
O projecto tem duração inicial de três anos e as mensagens serão divulgadas mensalmente, podendo a frequência aumentar em caso de emergências humanitárias e de epidemias graves.
“Acreditamos que o maior aproveitamento destas tecnologias irá contribuir, de forma significativa, para o aumento do conhecimento de um segmento muito importante da população aos cuidados primários de saúde e de protecção da criança”, disse o director Nacional de Saúde pública, Mouzinho Saíde.
Esta iniciativa tem como objectivo apoiar o MISAU na melhoria de informação do público sobre as práticas de prevenção relacionadas com as principais doenças existentes no país e sobre a utilização dos serviços de saúde, com o fim de contribuir para a redução das taxas de mortalidade infantil e melhoria da saúde materno-infantil.      
O presidente do Conselho de Administração da Mcel, Teodato Hunguana, disse que a Mcel disponibilizará ao MISAU a utilização da sua plataforma de SMS como um canal de comunicação para enviar mensagens de texto com recomendações sobre saúde e outros elementos relativos à promoção dos direitos da criança.
As mensagens deste projecto serão produzidas pelo MISAU com a assistência técnica da UNICEF, com base na mais recente edição do manual de saúde e vida que se baseia nas recentes descobertas científicas de médicos e especialistas em desenvolvimento infantil de todo o mundo (Arcénia Nhancuahe)


Sem comentários:

Enviar um comentário