quarta-feira, 14 de março de 2012

Ainda em desenvolvimento no CISM. Vacina contra malária estará pronta em 2015


Maputo (Canalmoz) - Uma vacina de prevenção contra malária, que neste momento está a ser desenvolvida no Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), província de Maputo, estará pronta até 2015. A garantia foi dada esta segunda-feira (ontem) em Maputo pela investigadora sénior do CISM, Esperança Sevene, durante uma palestra Anual em Saúde Global que contou com a presença do director executivo da Aliança Global para Vacina e Imunização (GAVI), Seth Barkley, bem como do director da Fundação Manhiça, Pascoal Mucumbi.
Esperança Sevene explicou na ocasião que neste momento estão em curso os últimos ensaios para se determinar o nível da eficácia da referida vacina.
Após esta fase, de acordo com o presidente da Fundação Manhiça, Pascoal Mocumbi, as autoridades moçambicanas de saúde vão requerer à Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado a autorizar o uso e comercialização da vacina.
Com esta vacina, as autoridades moçambicanas de saúde esperam reduzir substancialmente o número de vítimas mortais causadas pela malária no país.
Refira-se que a Malária é responsável por 40% das consultas diárias nos hospitais públicos em Moçambique.
Esta doença é considerada ainda como responsável por 60% de internamentos registados nas unidades sanitárias públicas, bem como a causa número um de mortalidade no país.

GAVI desembolsa 50 milhões USD para apoiar o desenvolvimento de vacinas no país

A Aliança Global para Vacina e Imunização (GAVI) anunciou que acaba de desembolsar 50 milhões de dólares americanos para apoiar as autoridades moçambicanas de saúde no desenvolvimento de vacinas de prevenção contra várias doenças endémicas como: malária, tuberculose e HIV/Sida.
O facto foi anunciado pelo respectivo director executivo desta organização, Seth Barkley, que, como referimos, esteve em Maputo.
Para além de ser aplicado no processo de investigação e aquisição de equipamentos laboratoriais, os 50 milhões, de acordo com Seth Barkley, estão a ser investido no fortalecimento institucional do CISM. (Raimundo Moiane)

Imagem: O desenvolvimento de uma vacina contra a malária deverá envolver ainda muita ...
lutaaquariana.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário