segunda-feira, 26 de março de 2012

Moçambique entre os 22 países do mundo mais afectados pela tuberculose


Manica (Canalmoz) – Moçambique continua a registar índices preocupantes de infecção pela tuberculose nos seus cidadãos. Dados actualizados apontam que o País está entre os 22 países do mundo onde a doença é prevalecente. Os dados foram revelados pelo chefe do Departamento da Saúde Pública, a nível da província de Manica, Ben Lauro, que falava pela ocasião do dia mundial de luta contra a tuberculose, assinalado domingo.
O médico observou que citava dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A vizinhança de Moçambique como Zimbabwe, país com cerca de 70% da taxa de infecção pela tuberculose, é vista como ameaça para o país.
Segundo Ben Lauro, as taxas de despiste de casos novos continua alta no País. Por isso, a tuberculose continua a ser preocupação das autoridades de Saúde.
Entretanto, o chefe do Departamento da Saúde Pública chamou à atenção para os gráficos que mostram que estão a aumentar os casos de tuberculose no País, nos últimos 5 anos. Acentuou que a subida está a verificar-se principalmente em pessoas vivendo com HIV-Sida.
Também em relação à tuberculose infantil, continuam a aumentar as taxas de infecção. A fonte referiu que o gráfico da província da Manica mostra que os casos de crianças infectadas pela doença oscilam entre os 5,7% (156 casos em 2011) e 7,1% (155 casos diagnosticados em 2010).
Ao todo, durante o ano de 2011, a nível da província de Manica, foram diagnosticados 2.752 casos. (José Jeco)

Sem comentários:

Enviar um comentário