Um
circuito elétrico na parte de trás do cérebro, dispara de forma incorreta,
gerando dor de cabeça. É como um toque de alarme de incêndio, mas sem o fogo.
Chata e incapacitante. O jeito é correr para os analgésicos. Uma dor de cabeça
raramente é o sinal de que algo está muito errado com você. Mas uma
investigação sobre a causa pode ajudar a reduzir a dor - e até mesmo evitar que
o problema volte a surgir. Vejam onze itens que podem desencadear uma dor de
cabeça:
1 - Rabo
de cavalo.
Quando o
cabelo é puxado para trás e amarrado, acaba forçando o tecido conjuntivo do
couro cabeludo levando a dor. O mesmo vale para tranças, tiaras e chapéus
apertados.
2 - Lavar
o cabelo no cabeleireiro.
Quando a cabeça é apoiada na parte de trás para ser lavada, o pescoço é estendido, estimulando um dos nervos que ativa a via neurovascular trigêmeo-cervical. A dor pode vir um dia ou dois depois.
3 - Fumar
cigarro.
O cigarro pode ajudar a acalmar os nervos, mas também trazer uma dor de cabeça. A nicotina no cigarro provoca estreitamento dos vasos sanguíneos do cérebro.
4 -
Exercitar-se na esteira.
Esforço físico provoca constrição dos vasos sanguíneos na cabeça, pescoço e couro cabeludo, produzindo um acúmulo de pressão. A dor começa dentro de segundos de exercício e pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça. Essas dores de cabeça são mais comuns em pessoas suscetíveis à enxaqueca.
5 -
Temperatura elevada.
Boa para alguns, ruim para outros. O aumento da temperatura causa dores de cabeça devido baixa na pressão, prejudicando a capacidade do cérebro para regular o fluxo de sangue.
6 - Banho
quente.
Mudança de temperatura altera a pressão do sangue. A dor é aguda, com pontadas na testa, e raramente dura mais que cinco minutos. O contato com o frio também entra na lista - nadar em água fria, tomar sorvete etc.
7 -
Insônia.
Perda de sono faz com que os níveis de serotonina cerebral diminuam, causando a dor que pode durar o dia todo. Pacientes com enxaqueca que dormem menos, cerca de seis horas, também são mais propensos à dores mais graves e frequente.
8 -
Preocupação.
Pessoas com baixa auto-estima e ansiosas são mais propensas a dores de cabeça. Esse temperamento as torna mais vulneráveis ao estresse, o que reduz os níveis de serotonina no cérebro causando a dor.
9 -
Alimentos.
Há uma série de alimentos que servem como gatilhos para enxaquecas - presunto é um deles. Ele contém tiramina, bem como conservantes (nitratos ou nitritos), que parecem aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro - surgindo a dor de cabeça. Outros alimentos ricos em tiramina ou aditivos alimentares incluem queijo, chocolate, carnes processadas, como salame e certas frutas, como abacaxi e bananas.
10 -
Sexo.
O clímax
do ato sexual em si também pode levar à uma dor de cabeça. O que é conhecida
como uma dor de cabeça coital. Uma dor tipo aperto na parte de trás da cabeça.
Pode estar relacionada à um acúmulo de pressão sangüínea no cérebro.
11 -
Tosse.
Tosse e outros tipos de esforços, como espirrar e assoar o nariz, causam dor aguda, que duram alguns segundos até alguns minutos, mais pronunciadas na parte de trás da cabeça. Ocorre a dor porque quando você tosse, há acúmulo de pressão no cérebro.
Cuidado com uma dor de cabeça que vem acompanhada de sonolência, dificuldade em falar ou engolir, perda de equilíbrio, dormência em um lado do corpo e náuseas, podem ser sintomas de acidente vascular cerebral, e requer cuidados médicos urgentes.
http://www.ndig.com.br/item/2011/08/listando-11-causas-de-dores-de-cabea
Sem comentários:
Enviar um comentário