O termo reumatismo popularmente está relacionado a dores musculares e a doenças ósseas e articulares. Com a denominação de doença reumática considera-se as seguintes moléstias: artrose, artrite, tendinite, bursite, gota e arterite.
Copyright © 2000 eHealth Latin América
A doença reumática é uma doença caracteristicamente crônica, que tem longos períodos de melhora e significativos períodos de piora. A sua causa não é bem conhecida, mas está relacionada à imunidade, isto é, ao nosso sistema de defesa, que por razões pouco conhecidas passa a agredir o próprio organismo.
O diagnóstico da doença reumática não é simples e envolve: a história dos sintomas, o exame físico, exames de laboratório e radiografias. Freqüentemente as manifestações reumáticas se confundem com outras doenças.
O paciente com doença de Parkinson que apresenta dificuldade à movimentação pode confundir seus sintomas com o reumatismo; e também, as alterações devidas a uma flebite que provoca dores no membro comprometido, podem ser mal interpretadas como sendo reumáticas.
Dor, a movimentação de uma articulação, inchaço localizado, calor e vermelhidão locais são muito característicos de reumatismo.
No tratamento das doenças reumáticas destacam-se a aspirina, a cortisona e os antiinflamatórios não hormonais (aspirina, dometacina, naproxeno, piroxican, etc).
Em algumas situações são usados medicamentos imunossupressores, isto é, substâncias que inibem as defesas do organismo (ciclofosfamida, azatioprina, metotrexato).
Além dos medicamentos, o reumatismo se beneficia com procedimentos tipo repouso, calor, exercícios, hidroterapia, massagens, ultra-som, estimulação elétrica, acupuntura, etc.
Algumas vezes há necessidade de se somar a psicoterapia ao tratamento.
Cada tipo de doença reumática apresenta aspectos clínicos e terapêuticos diferentes, sendo fundamental analisar cada um deles separadamente. A dor é o principal sintoma do reumatismo.
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3125&ReturnCatID=1770
Sem comentários:
Enviar um comentário