sexta-feira, 24 de junho de 2011

5 razões para gostar de ficar velho


Esqueça a flacidez e as rugas do envelhecimento. Sim, por mais que você não consiga enxergar agora, existem motivos para você considerar seu aniversário um momento muito positivo. Desde a necessidade de menos horas de sono a melhor sexo, confira razões para você realmente comemorar conforme entra na meia idade (e além):

1 – MAIS TEMPO ACORDADO

Isso mesmo: você terá mais tempo para desfrutar a vida. Um estudo alega que idosos precisam dormir cerca de 1,5 horas a menos do que seus colegas mais jovens. Outro estudo com 110 adultos saudáveis aos quais foi permitido oito horas de cama descobriu que o grupo mais velho (idade de 66 a 83 anos) dormiu cerca de 20 minutos a menos do que o do meio (idades de 40 a 55 anos) que, por sua vez, dormiu cerca de 23 minutos a menos que o grupo mais jovem (com idades de 20 a 30 anos).

A explicação mais simples é que adultos mais velhos precisam de menos sono. Outra explicação é que os idosos não conseguem dormir o tempo que necessitam, levando mais tempo para adormecer, gastando menos tempo em sono profundo, e tendo mais dificuldade em permanecer dormindo. De fato, mais da metade dos homens e mulheres acima de 65 anos dizem que sofrem de pelo menos um problema do sono. Mas ficam mais tempo acordados, curtindo a vida.

2 – FOCO NA FELICIDADE

Ser feliz tem tudo a ver com atitude. Isso é uma boa notícia para os idosos, cujos cérebros parecem sempre lembrar os bons tempos. Um estudo analisou cérebros de adultos jovens (19 a 31 anos) e idosos (61 a 80 anos) conforme eles viam uma série de fotografias com temas positivos e negativos. Os idosos mostraram fortes ligações entre as regiões do cérebro que processam emoções e são importantes para a formação de memórias, especialmente no processamento de informações positivas. As mesmas ligações fortes não foram encontradas nos participantes mais jovens.

Adultos mais velhos não apenas relembram momentos felizes do passado. Também ficou claro que a velhice significa otimismo. Em um estudo recente, participantes idosos e jovens viram rostos que retratavam tristeza, medo, raiva e felicidade. Os com idades entre 18 e 21 focaram nos rostos com medo, enquanto os com 57 a 84 focaram em rostos felizes, evitando os irritados. Os cientistas acreditam que, conforme a expectativa de vida de uma pessoa diminui, ela pode se concentrar no que lhe faz sentir bem, ao invés de focar no negativo.

3 – SER AVÓ OU AVÔ

Nada de fraldas, birras, febres e infecções de ouvido. O envelhecimento significa que você pode desfrutar dos netos como se fossem seus próprios filhos, sem nenhuma das frustrações. E estudos sugerem que os avós podem aumentar as chances da criança sobreviver durante o período de alto risco da infância em sociedades tradicionais. Outra pesquisa mostrou que as crianças cuidadas por uma avó eram 50% menos propensas a se machucar do que crianças cuidadas por babás, creches, outros parentes, ou mesmo a própria mãe da criança. É um prazer ter um neto, não?

4 – FICAR MAIS SÁBIO

Como um bom vinho, as pessoas ficam melhores com a idade, ainda mais quando se trata de sabedoria. Conforme você envelhece, pode diferenciar menos as informações irrelevantes, mas essa falta de foco pode realmente aumentar sua memória. Mais especificamente, os idosos têm a capacidade única de ligar informações, mesmo as irrelevantes, amarrando-as com outras informações que aparecem ao mesmo tempo. Esse tipo de memória poderia ajudar os idosos a tomar decisões e resolver problemas. Por exemplo, se um gerente quer promover um empregado, talvez seja útil recordar não só seu desempenho, mas também sua interação com outros empregados.

5 – VIDA SEXUAL ATIVA

O desejo por sexo permanece forte com a idade. Um estudo de 2007 que pesquisou adultos entre 57 e 85 anos descobriu que mais de metade dos participantes com 75 a 85 anos relataram fazer sexo pelo menos 2 ou 3 vezes por mês, e 23% relataram ter relações sexuais pelo menos uma vez por semana. O sexo oral envelhece menos ainda: quase 60% dos participantes com menos de 65 anos disseram ter praticado sexo oral nos últimos 12 meses, comparados com 31% com mais de 75. A vantagem de tudo isso? Experiência.[LiveScience]

http://hypescience.com/5-razoes-para-gostar-de-ficar-velho/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário