segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caminhar uma hora por dia melhora saúde cardíaca em 50%


Uma nova pesquisa descobriu que caminhar aumenta a capacidade das artérias do coração de expandir e contratar, um processo conhecido como vasodilatação, por quase 50%. E ter artérias mais elásticas é um sinal de sistema cardiovascular mais robusto, menos susceptível a ataques e outras doenças cardíacas.

212 homens e mulheres, com idade entre 60 e 72 anos, sem antecedentes de doença cardíaca, participaram do estudo. Especificamente, os participantes com níveis de atividade física moderada – o equivalente a uma hora de caminhada por dia – tinham artérias coronárias quase 50% mais dilatadas do que os com níveis mais baixos de atividade.

Michael McConnell, professor de medicina cardiovascular, disse que se você se exercita mais, seus vasos dilatam mais. E quanto mais um vaso dilata, mais saudável fica. “Aqueles que incluem atividades de alto nível, como tênis ou natação, pelo menos uma vez por semana, dilatam em dobro o coração”, acrescenta.

Embora não seja novidade que o exercício moderado a intensivo reduz o risco de doença cardíaca, McConnell afirma que o estudo é importante porque mostra aos pacientes que a caminhada tem um impacto direto na saúde cardíaca.[Telegraph]

http://hypescience.com/caminhar-uma-hora-por-dia-melhora-saude-cardiaca-em-50/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário