quinta-feira, 3 de abril de 2014

OMS: cinco novos casos de ébola na Guiné-Conacri nas últimas 24h





A Organização Mundial de Saúde (OMS) registou cinco novos casos de pessoas infectadas com o vírus ébola na Guiné-Conacri nas últimas 24 horas, indicou um comunicado da agência da ONU com sede em Genebra, avança a AFP, citada pelo SAPO Saúde.

Estes números elevam para 127, incluindo 83 mortos, o número de casos de ébola na Guiné desde que foi detectado em Janeiro um surto de febre hemorrágica. Pelo menos 35 dos casos foram confirmados por testes de laboratório, indicou a OMS.

Em Conakri, a capital da Guiné, foram registados até agora 12 casos e quatro falecidos. Onze dos 12 casos foram confirmados por testes de laboratório.

A taxa de mortalidade desta doença é de 65% e afecta todas as faixas etárias, embora a maioria dos casos na Guiné tenha sido registada em adultos de 15 a 79 anos.

A OMS está a colocar em marcha várias medidas de controlo da doença nos países fronteiriços com a Guiné. Na Libéria e Serra Leoa foram detectados casos suspeitos relacionados com o ébola em pessoas que viajaram para regiões afectadas pelo surto. Por outro lado, o país faz fronteira com a Guiné-Bissau onde crescem os temores de contágio entre a população local que se prepara para eleições em menos de duas semanas, e por isso com grandes movimentações dentro do país.

A Libéria informou sobre sete casos (dois deles confirmados em laboratório) e na Serra Leoa há 15 pessoas sob vigilância.


Sem comentários:

Enviar um comentário