quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Mistério da doença dos anfíbios


«Anfíbios são ameaçados por uma misteriosa doença

Cientistas americanos estão se mobilizando para solucionar o mistério de uma doença que tem exterminado os anfíbios e que pode acabar atingindo o homem.

Em um relatório publicado nesta segunda-feira no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores da Universidade da Califórnia afirmam que os anfíbios, sobreviventes de outras extinções em massa, estão desaparecendo de forma crescente devido a uma misteriosa infecção.

Segundo os cientistas, os anfíbios, que conseguiram sobreviver a quatro extinções maciças, são os organismos mais antigos na Terra, mas, atualmente, seu desaparecimento é alarmante.

Isso "nos diz que algo ruim acontece. Os seres humanos não têm problemas agora, mas eles sim. A questão é se vamos prestar atenção a isto antes que seja tarde demais", diz no artigo Vance Vredenburg, professor de biologia da universidade pública de San Francisco.

Até agora, foram cogitadas várias hipóteses para a redução das populações de anfíbios. Uma das principais está relacionada à chamada quitridiomicose, uma infecção causada por um fungo que não só afeta esse tipo de animal, mas também outros vertebrados.

Para os cientistas, compreender a ecologia da quitridiomicose não só ajudará a recuperar as populações de anfíbios, como impedirá a transmissão da doença a outras espécies.

"É importante que as pessoas saibam o que infecta e mata essas rãs. Esta doença é um notável exemplo de um patogênico que, com o cruzamento, causa o caos. Se pudermos entender como consegue fazê-lo, talvez tenhamos como ajudar essas rãs e nós mesmos", diz Vredenburg.»

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3079701-EI238,00.html

Visite-me também em: Universidade, Universe e Universal

1 comentário:

  1. China's hingemanufacturing activity contracted for a fourth straight month in January as the global economic downturn takes a toll on the country's economy.
    Related readings:China to discuss support plans for machinery, textile industries China unveils support package to auto, steel industries
    China's PMI rises to 41.2 pct in Dec.thiourea dioxide
    China manufacturing shrinks for 5th month But the hinge manufacturing also showed improvement for a second consecutive month following a series of government policies to support the weakening economy.
    The Purchasing Managers' Index (PMI) of China's manufacturing sector rose to 45.3 percent from 41.2 percent in December and a record low of 38.8 percent in November, the China Federation of Logistics and Purchasing (CFLP) said Wednesday.
    A reading above 50 percent suggests expansion, while one below 50 percent indicates contraction.

    ResponderEliminar