Luanda. Desde as 07.40 horas do dia 10 de Março que o gerador do banco millennium, Rua Rei Katyavala – o banco da morte – trabalha dia e noite. A energia eléctrica está normal. As janelas e portas têm que ficar cerradas porque o fumo é mortal. No dia 13, três mercenários portugueses ao serviço do crime organizado estiveram no local e aprovaram a mortandade. Como o banco é da mana Isabel, ela quer lá saber disso. Continuamos no colonialismo antes da independência, do grito: VITÓRIA OU MORTE!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais: precisamos deles


JB Online

RIO - 'Você precisa comer mais fibra', 'está precisando de vitaminas' e 'deve ser falta de proteína'. Para ouvir essas frases não precisa ser mãe para dizer e nem filho para ouvi-las. Desde a infância sabemos que devemos basear a nossa alimentação em produtos saudáveis e que fazem bem ao organismo, mas será que você sabe o que deve comer? E mesmo se soubermos em quais alimentos estão determinados nutrientes será que sabemos identificar o que são conceitos como 'fibras', 'proteínas' e 'vitaminas'?

A fibra alimentar não fornece nutrientes para o organismo, entretanto é um elemento essencial na dieta. As fibras são responsáveis pela formação do esqueleto dos vegetais, consistem de celulose de vegetais e outros elementos na alimentação que não conseguimos digerir. As fibras são um paradoxo porque não alimentam, mas são essenciais à saúde. Elas previnem doenças graves e até podem ajudar no emagrecimento. Dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre e outros problemas. Entretanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns minerais.

As proteínas são moléculas essenciais para manter a estrutura e funcionamento de todos os organismos vivos e podem ter diferentes propriedades e funções. Algumas partes e substâncias do corpo como enzimas, hemoglobinas, certos hormônios, o colágeno dos ossos, tendões e pele são todos proteínas. As proteínas regulam a contração muscular, a produção de anticorpos, a expansão e contração dos vasos sangüíneos que mantêm a pressão estável. Dos 20 aminoácidos, o nosso organismo não consegue fabricar 9, que devem ser supridos pela dieta. A forma mais fácil de se obter estes aminoácidos é através da proteína animal. Fontes de proteína vegetal (como feijões, lentilhas e soja), têm pouca quantidade de alguns destes aminoácidos essenciais.

As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida, que, na sua maioria, possuem na sua estrutura compostos nitrogenados, os quais o organismo não é capaz de sintetizar. Caso haja falta de certas vitaminas, sua ausência provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração oral ou através de injeção.

Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. É necessário ingerir cálcio e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como a cárie dentária e o bócio. Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue). O excesso de sódio, provocado pela ingestão exagerada de sal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é um dos responsáveis pela hipertensão.

[00:10] - 19/09/2008
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/09/19/e190914931.html

Visite-me também em: Universidade, Universe e Universal