sexta-feira, 29 de julho de 2011

Histeria em massa atinge estudantes na região central do Vietnã


Alunos de uma escola secundária na província central de Phu Yen foram atingidos por ataques inexplicáveis de desmaios durante os últimos dois meses.

Médicos suspeitam que os alunos sofrem de um distúrbio psicológico. Chau Lot, diretor da Escola Thanh Son no Distrito de Tay Hoa, disse que o fenômeno apareceu pela primeira vez em alguns alunos e eventualmente se espalhou.

Todos os casos ocorreram entre as classes de sétima série, oitava série, e décimo primeiro grau, durante a tarde, disse ele.

Desde 17 de janeiro, entre 12 a 40 alunos desmaiaram todos os dias na escola, principalmente entre 13:00 e15:00 hs noticiou o site de notícias local VNExpress.

A direção da escola mudou suas aulas para a manhã e ainda permitiu que os alunos permanecessem em casa.

Apesar de seus esforços, o problema continuou. Os pais dos estudantes dizem que seus filhos são saudáveis e não sofrem desmaios em casa.

Segundo a escola, os alunos todos sofriam de dificuldades respiratórias, fadiga e convulsões, e gritavam antes de desmaiar.

O Dr. Nguyen Hung, diretor do Centro de Saúde Preventiva Phu Yen, disse ao site de notícias que os alunos se recuperaram após massagens, acrescentando que estavam sofrendo de sintomas de histeria em massa.

A histeria em massa é causada por problemas físicos, ou estresse psicológico e ansiedade, segundo um artigo publicado pelo professor Gary Small, da Universidade da Califórnia.

Muitas vezes, atinge crianças e adolescentes, especialmente meninas. Hung disse que a histeria em massa atingiu muitas escolas vietnamitas, como aquelas nas cidades centrais de Hue e Da Nang.

Os surtos duraram por um curto período de tempo e se manifestaram em uma escala menor do que em Phu Yen.

Hung sugeriu que as escolas ofereçam um ambiente de trabalho mais relaxante, bem como exercícios frequentes.

Ele também recomendou que as escolas forneçam consultas com psicólogos profissionais. Segundo o Prof. Small, a doença geralmente se manifesta por alguns dias e tende a desaparecer quando a multidão aflita dispersa.




Tradução: Carlos de Castro




Fonte: Thanh Nien Daily
http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/search?q=desmaios

Sem comentários:

Enviar um comentário