quarta-feira, 27 de julho de 2011

“Secundária da Matola”: Emoção pode ser causa de desmaios


EMOÇÃO pode ter sido a principal causa dos desmaios que ocorreram na manhã de quarta-feira na Escola Secundária da Matola, segundo Elisa Mondlane, médica generalista do centro de saúde número II naquele município.
Maputo, Segunda-Feira, 14 de Março de 2011:: Notícias
O estranho fenómeno ocorreu no período da manhã e afectou 15 alunas daquele estabelecimento de ensino. Deste número, dez chegaram a ficar inanimadas, tendo sido conduzidas àquela unidade sanitária mais próxima para receberem cuidados médicos.
De acordo com a médica, a constatação resulta de a primeira observação feita as estudantes não ter revelado nenhum problema psiquiátrico ou orgânico que pudesse provocar os desmaios em massa.
“Os desmaios podem ter sido causados por um stress emocional. Quando as vítimas ouviram que uma colega desmaiou podem não ter resistido à situação, acabando por perder os sentidos”, explicou a médica, acrescentando que não se trata de uma conclusão, mas sim de uma hipótese que ainda pode ser contrariada.
Segundo disse, com excepção de uma aluna que teve que ser transferida para o Hospital Geral José Macamo, todas aquelas que deram entrada no centro de saúde receberam alta, mas com recomendações de voltar à unidade sanitária para controlo e continuar a receber assistência.
“Fizemos exames físicos, de hemograma, hipoglicemia entre outros, mas não detectamos nenhuma doença anterior que pudessem levar as crianças a desmaiarem em grupo tal como aconteceu”, afirmou.
Entretanto, o director da Escola Secundária da Matola, Henriques Mavinga, explicou que à excepção de alguns casos esporádicos, está é a primeira vez que ocorrem desmaios em massa.
A fonte suspeita que o fenómeno esteja relacionado com a saúde dos alunos.
“Algumas alunas confirmaram que costumam passar por este tipo de situação quando permanecem por muito tempo em lugares fechados. Outras disseram que chegam a perder ar em casos do género”, afirmou Mavinga.
Uma das vítimas dos desmaios, Flávia Brenda Novela, 16 anos de idade, a frequentar a 11ª classe na “Secundária da Matola”, contou que tudo começou quando, de repente, circularam rumores segundo os quais uma colega tinha desmaiado numa sala ao lado.
Depois disso seguiu-se uma agitação no pátio da escola e no interior das salas de aula, o que fez com que muitas alunas se descontrolassem. “Só me lembro que uma colega começou a ter estranhas manifestações, enquanto chamava meu nome. Fui ficar ao lado dela e também acabei desmaiando. Depois disso só me lembro de ter acordado já no hospital”, explicou Flávia.
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2011/03/secund%C3%A1ria-da-matola-emo%C3%A7%C3%A3o-pode-ser-causa-de-desmaios.html

Sem comentários:

Enviar um comentário