quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais: precisamos deles


JB Online

RIO - 'Você precisa comer mais fibra', 'está precisando de vitaminas' e 'deve ser falta de proteína'. Para ouvir essas frases não precisa ser mãe para dizer e nem filho para ouvi-las. Desde a infância sabemos que devemos basear a nossa alimentação em produtos saudáveis e que fazem bem ao organismo, mas será que você sabe o que deve comer? E mesmo se soubermos em quais alimentos estão determinados nutrientes será que sabemos identificar o que são conceitos como 'fibras', 'proteínas' e 'vitaminas'?

A fibra alimentar não fornece nutrientes para o organismo, entretanto é um elemento essencial na dieta. As fibras são responsáveis pela formação do esqueleto dos vegetais, consistem de celulose de vegetais e outros elementos na alimentação que não conseguimos digerir. As fibras são um paradoxo porque não alimentam, mas são essenciais à saúde. Elas previnem doenças graves e até podem ajudar no emagrecimento. Dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre e outros problemas. Entretanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns minerais.

As proteínas são moléculas essenciais para manter a estrutura e funcionamento de todos os organismos vivos e podem ter diferentes propriedades e funções. Algumas partes e substâncias do corpo como enzimas, hemoglobinas, certos hormônios, o colágeno dos ossos, tendões e pele são todos proteínas. As proteínas regulam a contração muscular, a produção de anticorpos, a expansão e contração dos vasos sangüíneos que mantêm a pressão estável. Dos 20 aminoácidos, o nosso organismo não consegue fabricar 9, que devem ser supridos pela dieta. A forma mais fácil de se obter estes aminoácidos é através da proteína animal. Fontes de proteína vegetal (como feijões, lentilhas e soja), têm pouca quantidade de alguns destes aminoácidos essenciais.

As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida, que, na sua maioria, possuem na sua estrutura compostos nitrogenados, os quais o organismo não é capaz de sintetizar. Caso haja falta de certas vitaminas, sua ausência provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração oral ou através de injeção.

Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. É necessário ingerir cálcio e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como a cárie dentária e o bócio. Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue). O excesso de sódio, provocado pela ingestão exagerada de sal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é um dos responsáveis pela hipertensão.

[00:10] - 19/09/2008
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/09/19/e190914931.html

Visite-me também em: Universidade, Universe e Universal

6 comentários:

  1. e,bora as fibras sejam nutrientes, nao pode faltar na alimentaçao. Porque?

    ResponderEliminar
  2. Qual a porcentagem de água, sais minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídios que existe no corpo?

    ResponderEliminar
  3. quais os nutrientes que não são produzidos pelo corpo humano?

    ResponderEliminar
  4. quais os nutrientes que não são produzidos pelo corpo humano

    ResponderEliminar
  5. quais são os alimentos que devemos comer?

    ResponderEliminar