sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Como o vírus da GRIPE ataca nosso corpo?


14 de maio de 2009

A gripe nada mais é do que uma doença respiratória causada por um vírus. A diferença entre Gripe e resfriado, é que este útlimo, é causado por um vírus diferente e tende a ter sintomas mais leves do que a gripe. E também é menos provável que os resfriados provoquem complicações mais sérias, como uma pneumonia, por exemplo.

Como a gripe se espalha?
A gripe é altamente contagiosa. Ela se espalha principalmente por meio da tosse e do espirro. Quando alguém contaminado tosse ou espirra, libera estas gotículas de fluido no ar que se espalham até mais ou menos um metro de distância. A via mais rápida de contaminação é pela boca e nariz, então se alguém espirra perto de alguém saudável e essas gotículas penetram pelo nariz e/ou boca e provavelmente ocorre uma contaminação e a pessoa saudável pode ficar doente em um prazo de um a quatro dias (tempo que os vírus demoram para replicar a vontae no nosso organismo. Tocar em objetos que tenham recebido as gotículas do doente também transmite gripe.

O que acontece dentro do organismo?
Quando o vírus da gripe penetra no nosso organismo, ele se desloca para o sistema respiratório. Quando chega lá, liga-se à superfície das células. O vírus precisa da célula para se multiplicar, ele é altamente dependente dela, então, ao se ligar às células ele seabre e libera a sua informação genética (RNA) para o núcleo das células. Uma vez lá dentro ele “domina” a célula do nosso corpo, assumindo todas as suas funções. Depois disso, cópias do vírus movem-se para a membrana da célula até que esta finalmente “exploda” liberando o vírus dentro do corpo, onde irá seguir o mesmo processo com outras células.

Bom, daí os tecidos respiratórios ficam inchados e inflamados (a inflamação geralmente é resolvida dentro de algumas semanas). O vírus vai para a corrente sangüínea, e nesta fase os primeiros sintomas começam a surgir. O processo de replicação continua por alguns dias, até que o sistema imunológico do corpo começa a atacar. E começamos a sentir febre, dor de cabeça, tosse, dores no corpo, coriza, etc..

E então, se a pessoa não tiver nenhum tratamento, podem haver complicações mais sérias. No caso do vírus da GRIPE SUÍNA, a contaminação e o processo de replicação é o mesmo. No entanto, este vírus possuía capacidade de se ligar somente às células do porco, mas com as diversas mutações que provavelmente sofreu, ele passou a ter capacidade de se replicar também em células do corpo humano.

http://diariodebiologia.com/2009/05/como-o-virus-da-gripe-ataca-nosso-corpo/

3 comentários:

  1. How does the Millennium Bank and (contractor) Teixeira Duarte SA (managed) manage to illegally steal a... or
    How (does) did the Millennium Bank and (contractor) Teixeira Duarte SA (managed) manage to illegally steal a
    .....
    doesn't land in Angola belontg to the state??? Individuals/businesses only have the right to use the land???

    ResponderEliminar
  2. amei esta pagina principalmente a trilha sonora

    ResponderEliminar
  3. A Trilha Sonora É ''Quant La Doulce Jouvencelle'' ASTERIA...

    ResponderEliminar