sábado, 19 de setembro de 2009

O que é a Medicina?


A Medicina é a ciência que trata da prevenção, tratamento e atenuação das patologias e distúrbios que afetam o organismo Humano. Hoje, o médico tem acesso a mais alta tecnologia na área de equipamentos médicos para auxiliá-lo no exercício de sua profissão, mas nas regiões interioranas esse tipo de recurso ainda é muito escasso. Para ser um bom profissional, o médico precisa ser bastante interado das disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Bioquímica e Patologia, além de Estatística e Psicologia.


É função deste profissional:

1. Assistir pessoas ou coletividades na preservação e tratamento de doenças;

2. Entrevistar pacientes sobre seus sintomas atuais e passados;

3. Prescrever medicamentos, regime e tratamento médico especializado;

4. Manter um registro dos pacientes examinados, do seu quadro clínico e do tratamento administrado ou prescrito;

5. Estudar os exames e análises clínicas.

6. Estudar as enfermidades e os transtornos que afetam o organismo humano.

Para a consolidação da carreira, esse profissional precisa ter amor à profissão, empenho, responsabilidade, um conhecimento sólido dentro de sua área e constante atualização, pois ele é o único que conhece o corpo humano a tal ponto de identificar as doenças que os aflige e o modo correto tanto de tratá-las como preveni-las. Além do mais, é necessário que o médico se especialize numa área determinada, de sua preferência.

ESPECIALIZAÇÕES

Durante os estudos, o ideal é que o médico identifique sua especialização, para que possa ir se desenvolvendo nela no decorrer do curso, mas é somente depois de terminada a graduação é que pode se especializar. São diversas as áreas, tais como: Anestesiologista, Anatomopatologista, Analista ou Patologista Clínico, Angiologista, Clínico Cirurgião, Dermatologista, Endocrinologista, Especialista em Doenças Tropicais, Especialista em Medicina do Trabalho, Especialista em Medicina Desportiva, Especialista em Medicina Espacial, Fisiatra, Foniatra, Gastroenterologista, Geriarinolaringologista, Oncologista, Ortóptico, Ortopedista, Pediatra, Proctologista, Puericultor, Pneumologista, Pesquisador, Radiologista, Reumatologista, Sanitarista, Traumatologista, Tisiogista, Urologista, Venerologista, Psiquiatra, Professor, dentre outras.

LOCAL DE TRABALHO

O médico exerce sua atividade individualmente (em consultório particular e de empresas) ou em equipe: em ambulatórios, dispensários, policlínicas, hospitais, casas de saúde, maternidade, asilos, abrigos e empresas. Também trabalha integrado ao Serviço Público, tais como em Ministérios, Secretarias Civis e Militares, Instituto Médico-Legal, Tribunais de Justiça do Trabalho, Previdência Social, comissões de Higiene e Segurança do Trabalho, serviços médicos de bordo, dentre outros, e nas Instituições de Pesquisa e Instituições de Ensino.

Fontes
SOARES, Natalício. Guia de Profissões. Curitiba, Bolsa Nacional do Livro, p. 167.

http://www.infoescola.com/profissoes/medicina/