segunda-feira, 21 de março de 2011

Depressão piora a dor em pacientes com artrite de joelho


Segundo um novo estudo, a depressão pode tornar a dor da artrite de joelho pior. As descobertas podem explicar porque alguns pacientes experimentam um nível de dor elevado, apesar de seus raios-X indicarem o contrário.

Artrite de joelho, ou osteoartrite de joelho, é uma forma de artrite em que a cartilagem da articulação do joelho “quebra”, levando à fricção do osso. Geralmente afeta pessoas acima de 50 anos, e ocorre mais frequentemente em obesos. Os sintomas podem incluir dor ou rigidez em torno do joelho, inchaço no joelho e limitação de movimentos.

Os pesquisadores alertam que a relação entre dor e depressão sugere que ambos devem ser considerados pelos médicos no tratamento de pacientes com osteoartrite, particularmente naqueles cujos raios-X não indicam danos graves nas juntas.

O estudo incluiu 660 homens e mulheres sul-coreanos com 65 anos ou mais. Os participantes foram avaliados quanto à gravidade de sua artrite de joelho através de raios-X. Entrevistas e questionários foram utilizados para avaliar se os pacientes sofriam de depressão.

Como esperado, os níveis de dor atribuídos a artrite de joelho foram maiores nos pacientes cujos raios-X indicaram maior dano articular. Porém, os pesquisadores descobriram que os transtornos depressivos foram associados com um aumento da dor em pacientes com artrite de joelho moderada a leve, mesmo quando os raios-X não mostraram lesões articulares significativas.

A ligação pode até explicar porque alguns pacientes continuam a experimentar dor crônica mesmo após passarem por cirurgia de substituição do joelho. Às vezes a dor e a incapacidade após a cirurgia não tem explicação médica, e a verificação de depressão entre os pacientes pode ser uma boa opção.

Segundo os cientistas, a contribuição da depressão à dor da osteoartrite foi quase tão importante quanto o dano indicado nos raios-X. No entanto, mais pesquisas são necessárias para explicar ou provar uma relação de causa e efeito entre as duas condições. [LiveScience]

http://hypescience.com/depressao-piora-a-dor-em-pacientes-com-artrite-de-joelho/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário