segunda-feira, 21 de março de 2011

Quantos sentidos um humano tem?


Os humanos percebem, reagem e pensam com uma vasta coleção de neurônios ligados em rede, estimuladas pelo mundo externo. Nenhum estudo jamais mostrou que nós recebemos ou processamos informações de outras maneiras, a não ser com nosso sistema nervoso. Mesmo assim, o que percebemos pode ir além dos básicos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato.

O sentido do tato, por exemplo, é uma variedade imensa de sensações causadas por diferentes neurônios com papéis determinados. O toque pode ser leve, pode ter um pouco de pressão, pode ser erótico, vibrar e causar outras sensações como dor ou percepção de variação de temperatura. Todas resultam de células sensoriais que estão ajustadas de maneira diferente.

Existem, também, sentidos nada óbvios. Os receptores cinestésicos existem para detectar o movimento dos músculos e tendões, o que nos ajuda a controlar nossos membros. Outros receptores nos ajudam em nossa orientação, nos deixando equilibrados. Alguns podem ajudar, inclusive, a detectar o nível de oxigênio em certas artérias.

E o sexto sentido? Para aqueles que acreditam no lado paranormal dos nossos sentidos, ainda há a possibilidade de experiências extra-sensoriais. [LifesLittleMysteries]

http://hypescience.com/quantos-sentidos-um-humano-tem/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário