segunda-feira, 7 de março de 2011

Qual o bem que a banana faz ao organismo?


O símbolo natural dos trópicos é também uma fonte riquíssima em energia e elementos importantes para o organismo. A banana possui três tipos de açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose – que combinados com suas fibras dão uma carga energética importante para quem pratica exercícios físicos pesados.

Publicado por Marcos Vinhal Campos em 19 de agosto, 2009
http://www.revistavigor.com.br/2009/08/19/qual-o-bem-que-a-banana-faz-ao-organismo/

Intercalar as refeições com a ingestão de uma banana tem enormes benefícios. A fruta ajuda a evitar náuseas e mantém o nível adequado de açúcar no sangue, o que auxilia a controlar a vontade de comer mais. E se a pessoa sofre com problemas de azia, tem aí um ótimo remédio para combater o desconforto.
A banana é também uma das principais fontes de potássio que temos a nossa disposição. Este mineral tem ação central no sistema nervoso, pois faz parte do funcionamento da bomba de sódio. Simplificando, é o balanceamento de sódio e potássio dentro da célula, que permite a transmissão do impulso nervoso.
Essa substância também ajuda a combater a pressão alta e o estresse, logo, normaliza a função do coração, prevenindo enfartes. Para os atletas, ele também é muito importante por ajudar a evitar a ocorrência de cãibras, já que a atividade muscular consome o potássio do organismo.
O bom humor também é influenciado pela fruta, pois ela é rica em triptofano, um aminoácido essencial ao corpo. Ele é utilizado na composição da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, entre outras funções vitais.
Esses são apenas alguns benefícios que a banana oferece. Então, está claro que não devemos nunca deixá-la de fora de nosso cardápio.

Fonte
Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037) – Médico Nutrólogo
Site: www.clinicaasinelli.com
Blog: http://maximoasinelli.wordpress.com
Email: maximoasinelli@terra.com.br
Fone: 41 3015-6001
Endereço: Rua Professor Brandão, 50, Alto da XV, Curitiba/PR

Sem comentários:

Enviar um comentário