domingo, 23 de outubro de 2011

7 passos para uma vida longa e saudável


Sete passos simples podem fazer com que até pessoas que já estão na meia-idade tenham uma boa chance de chegar aos 90 – ou quem sabe, até mesmo aos 100 anos -, de acordo com o cardiologista americano Clyde Yancy. Por isso, nunca é tarde para adotar alguns hábitos saudáveis em nosso cotidiano. Aqui estão as dicas na íntegra:
1 – SEJA ATIVO
Está muito parado? Então é melhor começar a se exercitar o quanto antes. O sedentarismo pode tirar até quatro anos da expectativa de vida de uma pessoa. Além disso, quem é fisicamente inativo tem duas vezes mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca ou ter derrame.
O efeito protetor do exercício sobre as doenças cardiovasculares já é bem conhecido, mas existem muitos outros benefícios. Atividades físicas reduzem significativamente o risco de uma série de cânceres também.
2 – CONHEÇA SEUS NÍVEIS DE COLESTEROL E OS MANTENHA SOB CONTROLE
Colesterol alto pode levar ao acúmulo de depósitos de gordura nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas e derrame. Os médicos recomendam que adultos tenham, no máximo, um total de 5 mmol/L de colesterol no sangue.
3 – TENHA UMA DIETA SAUDÁVEL
Uma boa alimentação é uma das coisas mais importantes que podem ser feitas para melhorar a saúde. Em uma dieta saudável não devemos consumir açúcar, gordura e sal em excesso. Frutas e vegetais, por sua vez, contêm fibras, vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo – ou seja, todos podem abusar deles.
4 – MANTENHA SUA PRESSÃO ARTERIAL CONTROLADA
Pressão alta é um fator de risco para ataque e insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e doenças renais. Também há evidências crescentes de que a pressão elevada contribui para a demência. Por isso, manter a pressão controlada é fundamental.
5 – ALCANCE E MANTENHA UM PESO SAUDÁVEL
Vários países já têm índices alarmantes sobre a obesidade. Para exemplificar, 60% dos adultos britânicos estão acima do peso ou obesos – os principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrame. Ser obeso pode reduzir a expectativa de vida em quase quatro anos.
6 – FIQUE LIVRE DE DIABETES, OU MANTENHA OS NÍVEIS DE AÇÚCAR SOB CONTROLE
Quase 350 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela diabetes. O tipo 2 pode surgir quando alguém come muito, mas se exercita pouco.
A diabetes aumenta o risco de pressão alta, aterosclerose (estreitamento das artérias), doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral, principalmente se os níveis de açúcar no sangue não forem bem controlados.
7 – NÃO FUME
O tabagismo causa a maior parte das mortes por câncer de pulmão, além de vitimar milhares de pessoas por bronquite, enfisema e doença cardíaca todos os anos. Parar de fumar imediatamente diminui o risco de doença cardíaca e derrame. Apagar o cigarro pode ser uma boa ideia para uma vida mais longa e saudável. [Telegraph]
http://hypescience.com/7-passos-para-uma-vida-longa-e-saudavel/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário