segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cientista morreu 3 dias antes de receber Nobel da Medicina


O canadiano Ralph Steinman, que hoje recebeu com dois outros investigadores o prémio Nobel da Medicina pelos trabalhos sobre o sistema imunitário, morreu na sexta-feira, anunciou a universidade norte-americana para a qual trabalhava.

Lusa http://www.dn.pt

"Steinman morreu a 30 de Setembro", indicou a universidade Rockfeller em comunicado, acrescentando que o investigador, de 68 anos, tinha sido diagnosticado com um cancro pâncreas há quatro anos.
Ralph M. Steinman nasceu em 1943 no Canadá, onde estudou biologia e química na Universidade McGill. Mais tarde, frequentou a Harvard Medical School, nos Estados Unidos. Foi professor de imunologia na Universidade Rockefeller desde 1988 e também director do Centro de Imunologia e Doenças Imunes.
O norte-americano Bruce Beutler e o luxemburguês Jules Hoffmann partilharam o Nobel da Medicina 2011 com Steinman.
Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.
Desde 1974 que os Nobel não podem conceder-se a título póstumo, a não ser que o laureado morra durante o período entre o anúncio e a entrega do prémio.

Sem comentários:

Enviar um comentário