quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vila de Namapa, na província de Nampula. Fraco abastecimento de água pode comprometer actividades do hospital local


Nampula (Canalmoz) - A vila de Namapa, sede do distrito de Eráti, na província nortenha de Nampula, debate-se com problemas graves no abastecimento de água potável e a situação está a comprometer o funcionamento normal do hospital distrital local.
Roqueia Cumbana, director do hospital distrital de Namapa, disse ao Canalmoz que aquela unidade sanitária recebe água apenas doze horas por dia, devido a este problema com que a vila se debate.
A nossa interlocutora entende que a situação não embaraça por enquanto aquela unidade sanitária, por os reservatórios próprios que possui estarem a ajudar sobremaneira na conservação do líquido, mas não descura a hipótese que se houver uma crise prolongada isso possa deixar de ser solução.
O abastecimento deficitário de água está já por vezes a dificultar a lavagem de material hospitalar e se não fosse a intervenção de parceiros de estrangeiros da cooperação, a situação seria mais grave.
No nosso breve diálogo com Roqueia Cumbana ele referiu que as doenças mais frequentes naquele distrito são a malária, anemia grave e por vezes diarreias. Quanto à malária, maior causa de internamento naquela unidade sanitária, mais ou menos sessenta casos dão entrada mensalmente.
O saneamento do meio deficiente, que é característico em muitas comunidades rurais e urbanas aqui na província de Nampula, é tido como sendo a principal causa da eclosão de casos de malária no distrito de Eráti. (Aunício da Silva)

Sem comentários:

Enviar um comentário