sábado, 22 de outubro de 2011

Sinusite? A culpa pode ser da umidade


Se você já teve sinusite, sabe o quanto esse problema é chato e desconfortável, pois causa uma obstrução nasal terrível. O que bloqueia o seu nariz, entretanto, pode não estar no seu corpo, mas fora dele. Um novo estudo demonstrou que o congestionamento nasal pode aparecer devido à umidade do ar que você respira.
Se você enfrente esse problema, saiba que não está sozinho: cerca de 33 milhões de pessoas são afetadas com a sinusite anualmente, gerando custos de saúde de mais de 10 bilhões de reais.
Na maioria das vezes, a sinusite é causada por uma infecção ou alergia que faz com que as vias respiratórias superiores, conhecidas como seios paranasais, inflamem. Com isso, surge a sensação desagradável de não conseguir respirar ar o suficiente. A inflamação é difícil de tratar porque, em muitos casos, não há nada físico bloqueando as vias respiratórias.
Um novo estudo analisou sintomas de congestão nasal depois que voluntários saudáveis respiraram ar com umidade normal, ar seco na temperatura ambiente e ar frio. Os voluntários afirmaram sentir menos congestão nasal quando respiravam o ar seco e principalmente com o ar frio.
Os pesquisadores teorizam que a temperatura e a umidade interagem com o ar que se move atrás da cavidade nasal, influenciando a refrigeração na respiração. Esse resfriamento é detectado por “sensores de frio” dentro do nariz – que podem fazer com que você sinta que respirar é fácil, ou não, no caso da sinusite.
Alguém em um deserto, por exemplo, pode sentir o nariz menos congestionado do que alguém em uma selva. Na baixa umidade do deserto, há mais resfriamento evaporativo do nariz, fazendo com que a temperatura do ar passando pelo nariz seja menor. Isso faz com que respiremos um maior fluxo de ar, o que acaba com a sensação de obstrução.
Isso significa que pessoas com sinusite devem correr para o congelador para conseguir alívio? Não exatamente. No inverso, quem tem inflamação das vias respiratórias pode sentir conforto e respirar normalmente. Mas a exposição prolongada ao frio pode resultar em um corrimento nasal e ainda mais congestionamento. [MSN]
http://hypescience.com/sinusite-a-culpa-pode-ser-da-umidade/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário