terça-feira, 24 de abril de 2012

Alerta da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Pais não conseguem pagar a vacina contra a meningite para os filhos


Lisboa – No dia em que se assinala o Dia Mundial da Meningite, a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) anunciou que há crianças que não são vacinadas contra esta doença, que pode deixar sequelas graves ou provocar a morte, por causa do elevado custo da vacina.
«A vacina é cara e por motivos económicos, nem todos os pais podem vacinar as suas crianças. Há crianças que infelizmente não têm porque os pais não têm disponibilidade económica para a comprar», afirmou aos jornalistas, Maria João Brito, responsável da SPP.

A especialista explicou que existem meningites que podem provocar doenças muito graves nas crianças, podem provocar a morte ou, nas crianças que sobrevivem, deixar sequelas graves. «Essas sequelas podem ir desde atrasos mentais, atrasos do desenvolvimento, epilepsias, surdez, uma série de complicações», alertou.

Segundo a responsável da SPP, a taxa de vacinação das vacinas que estão incluídas no Plano Nacional de Vacinação é «elevadíssima» porque «os pais compreendem todas as vantagens que essas vacinas podem dar aos seus filhos».

Maria João Brito lembrou igualmente que desde que a vacina antipneumocócica foi introduzida no mercado português, em 2001, «tem havido um esforço grande dos pais em vacinar os seus filhos».

Dos 289 casos de Doença Invasiva Pneumocócica (DIP), registados entre 2008 e 2010, 91 ocorreram na região norte, 52 na região centro, 131 na região sul e 16 nas ilhas. Houve duas mortes registadas, uma de uma criança com cinco anos e outra com 13 anos.

Do total de crianças infectadas, 50,9 por cento tinham menos de dois anos e 24,9 por cento tinham mais de cinco anos.
(c) PNN Portuguese News Network
Imagem: ... poderão receber as vacinas contra meningite C e pneumonia gratuitamente ...
corposaun.com

Sem comentários:

Enviar um comentário