segunda-feira, 23 de abril de 2012

Uma única pessoa adiciona 37 milhões de bactérias em uma sala


Os ambientes pelos quais transitamos são uma verdadeira sopa microbiana. Esta afirmativa foi feita por professores da Universidade Yale (New Haven, Connecticut), nos Estados Unidos. Entre bactérias existentes já no chão e em móveis, que relançamos ao ar quando nos movimentamos, além de outras que nós mesmos adicionamos, cada pessoa pode aumentar em 37 milhões o número de bactérias circulantes numa sala em uma hora.
Os pesquisadores chegaram nesse número a partir da análise biológica de uma sala de aula comum. O ambiente foi monitorado durante oito dias. Em quatro deles, a sala foi periodicamente frequentada, e nos outros quatro havia períodos em que ficava vazia. As janelas e portas permaneceram sempre fechadas e o ar condicionado operava normalmente.
Todas as emissões bacterianas na sala foram catalogadas. Conforme apuraram os cientistas, 18% de todas estas emissões partiram de humanos. Das 15 bactérias mais frequentes no ambiente, quatro eram diretamente associadas à ocupação por pessoas. A mais abundante de todas, aliás, era a Propinobacterinae, presente na pele humana.
A principal fonte de emissão das bactérias são os passos no chão e outros movimentos que recolocam os microorganismos no ar junto com a poeira. Pisos de carpete, por essa razão, são desaconselháveis, embora os especialistas expliquem que isto não chega a ser =um fator determinante. De qualquer forma, conforme afirmam os pesquisadores, conhecer as bactérias que inalamos pode ajudar a prevenir uma série de problemas respiratórios. [ScienceDaily, foto de Adonofrio]

Sem comentários:

Enviar um comentário