sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como identificar um mentiroso


Os mentirosos são pegos nos mínimos detalhes. Agora, pesquisadores descobriram que o levantar de sobrancelhas e indícios de um sorriso são os sinais corporais para quem mente.
Os estudiosos descobriram quatro músculos faciais que estão ligados aos sentimentos “verdadeiros” de uma pessoa, como culpa, envolvidos em pressões emocionais.
A equipe, da Universidade de Columbia, concluiu que as expressões de surpresa e sorrisos pequenos são sinais de uma mentira.
Psicólogos comentam que a maior parte dos humanos consegue controlar os músculos faciais inferiores, mas os superiores são difíceis, e por isso estão ligados aos comportamentos involuntários.
“Nossa pesquisa sugere que os músculos da face não estão sob controle consciente completo, e certos músculos tendem a nos trair, particularmente em situações muito emocionais”, afirma a pesquisadora Leanne ten Brinke.
Os pesquisadores analisaram as expressões de 52 pessoas – metade depois se mostrou mentirosa – conforme faziam vídeos para expressar o desejo da volta de um familiar que estava longe.
No total, foram analisadas 23 mil imagens de vídeos. A equipe descobriu que mensagens falsas usavam os músculos da testa, o que dava uma expressão de surpresa. Isso também acontecia com os músculos próximos à boca, o que gerava um leve sorriso inconsciente.
“Enquanto as pessoas verdadeiras mostravam uma cara realmente sofrida, os mentirosos não conseguiam replicar a ação dos mesmos músculos”, afirma Brinke.
Mas não saia por aí descobrindo mentirosos. “Nem todos deixam vazar suas emoções verdadeiras, e alguns são melhores do que outros em adotar expressões falsas, como os psicopatas”, finaliza. [Telegraph]

1 comentário: