segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Geriatria. A Leucemia e o Mieloma Múltiplo na Terceira Idade


A leucemia é o câncer formado pelas células brancas que compõem o sangue.

A causa da leucemia não é conhecida, mas alguns tipos estão relacionados a vírus. A exposição à irradiação e a certos produtos químicos (benzeno) também podem ser responsáveis pela leucemia. Certas famílias também apresentam uma incidência maior da doença.

Copyright © 2000 eHealth Latin America
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3149&ReturnCatID=1770

Certos tipos de leucemia são acompanhadas do aumento de tamanho de gânglios, do fígado e do baço, e também pode atingir o sistema nervoso.

A forma de leucemia mais comum na terceira idade é denominada linfocítica crônica e tem forte predisposição hereditária. Ocorre principalmente entre homens. Tem evolução arrastada, podendo ocorrer anemia, maior tendência a hemorragias e infiltra gânglios e baço.

Os tumores ou câncer das células sangüíneas na terceira idade são o linfoma e o mieloma múltiplo.

Linfoma ou câncer linfático é o tumor dos sistemas linfático e reticuloendotelial. O sistema linfático é constituído por gânglios e vasos linfáticos. A função dos gânglios é filtrar o sangue tornando-o "limpo".

A forma mais freqüente é denominada linfoma não-Hodgkin ou linfossarcoma. Ocorre em qualquer idade mas há uma certa tendência para aumentar sua freqüência na terceira idade.

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células componentes do sangue denominadas plasmocitos. Caracteriza-se pela produção exagerada de uma proteína denominada Bence-Jones. É freqüente na terceira idade.

Compromete determinados ossos do esqueleto: crânio, coluna vertebral, quadril e costelas, levando a sua destruição. O doente apresenta anemia, pode se queixar de dores ósseas, fraqueza e perda de peso.

Pode ocorrer insuficiência renal e imunodeficiência, o que aumenta a suscetibilidade a infecções. Há tendência a hemorragias.


Sem comentários:

Enviar um comentário