terça-feira, 31 de agosto de 2010

Geriatria. A Libido


A libido é o desejo sexual e recebe influência de fatores orgânicos bem conhecidos e também de fatores psicológicos através de mecanismos pouco conhecidos. A diminuição da libido no homem em geral se acompanha da impotência.

Copyright © 2000 eHealth Latin América
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3165&ReturnCatID=1770

A deficiência de hormônios masculinos, as alterações da tireóide e distúrbios da hipófise estão entre as causas orgânicas bem conhecidas que levam à diminuição da libido.

A terceira idade por si só não é um fator que provoca a diminuição da libido e os mesmos fatores que atuam sobre a impotência também agem sobre a libido.

A depressão, o stress e a ansiedade são causas de diminuição do desejo sexual. Várias medicações favorecem a diminuição da libido: tranqüilizantes, antidepressivos e drogas anti-hipertensivas. O álcool é um fator de diminuição da libido.

Algumas doenças facilitam a diminuição da libido, como aquelas que levam à fraqueza muscular, a anemia, etc.

O acidente vascular cerebral pode provocar distúrbios variáveis da libido, ocorrendo situações em que há aumento da libido. Doenças vasculares que levam à impotência são também acompanhadas de diminuição do desejo sexual.

A atividade sexual em qualquer idade demonstra um estado de saúde física e mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário