sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mulheres da ciência são desconhecidas pelo público


Uma pesquisa mostrou que, quando se trata de ciência, asmulheres não são tão lembradas quanto os homens. A análise, feita no Reino Unido, apontou que dois terços da população não sabem o nome de nenhuma cientista.

E isso ocorre principalmente entre os jovens (tanto moças quanto moços) – 90% deles não conhece uma figura atual ou histórica feminina da ciência.

Quase todos, no entanto, conseguiram lembrar de um cientista famoso (na maior parte dos casos o nome citado foi Albert Einstein).

A Royal Society, responsável pela pesquisa, descreveu os resultados como frustrantes. Mas, apesar de não conhecerem cientistas mulheres, pais e mães disseram que se sentiriam felizes se as filhas seguissem essa carreira.

Como grandes nomes da ciência podemos citar Marie Curie (imagem), a primeira mulher a ganhar um Nobel, por suas descobertas no campo da radioatividade. Ela também é a única mulher a ter ganho 2 prêmios Nobel. Temos também Jocelyn Burnell, que descobriu os pulsares e Dorothy Hodgkin, responsável pela descoberta da estrutura da insulina – isso só para citar alguns. [BBC]

http://hypescience.com/mulheres-da-ciencia-sao-desconhecidas-pelo-publico/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE