segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Como parar com as manias nervosas


Você sabe que não devia roer as unhas, mas é automático. Da mesma forma que você sabe que espremer todas as espinhas que aparecem no seu rosto faz com que você pareça um cone de sinalização. Ou então quando você tem perfeita consciência que mascar a ponta da caneta é algo nojento, mas, como ninguém está vendo, você vai com tudo.

Mas porque acabamos adotando esses comportamentosque, além de serem prejudiciais, são feios pra caramba?

Confira aqui algumas informações sobre alguns desses hábitos e, mais importante ainda, as maneiras de se livrar deles:

ROER AS UNHAS

E nem adianta usar a desculpa que você estava só “tirando uma cutícula” se suas unhas são meros toquinhos nas pontas de seus dedos. Esse hábito afeta um terço das crianças, 44% dos adolescentes e 19% dos adultos. De acordo com os especialistas, esse hábito vem da infância e pode surgir da vontade de copiar alguém que tem a mesma mania. Mas se você gosta de um lanchinho feito de unhas, saiba que elas podem transmitir germes (que ficam sob as unhas) e que, socialmente, você pode ser menosprezado pelo hábito, já que você fica parecendo nervoso constantemente.

Para deixar de roer as unhas você deve manter as mãos no bolso cada vez que sentir vontade de roer ou então usar aqueles esmaltes com gosto ruim. Outra dica é deixar as mãos ocupadas, seja apertando uma daquelas bolinhas terapêuticas ou então fazendo tricô, por exemplo.

CHUPAR O DEDO

Outro hábito feio herdado diretamente da infância. Bebês nascem com o impulso de sugar tudo o que colocam na boca, afinal é assim que eles se alimentam. Apesar da maioria dascrianças largarem essa mania, algumas continuam a cultivar o hábito. O problema é que, além de colocar sujeira na boca você acaba prejudicando a maneira com que seus dentes crescem. As dicas para parar com isso são, basicamente, as mesmas do que para parar de roer unhas, sempre lembrando que é importante ter auto-controle suficiente para perceber quando você está colocando a mão na boca e “parar no meio do caminho”.

COMER DEMAIS

Pessoas comem demais por inúmeras razões. Pode ser por ansiedade, frustração ou apenas por não ter nada melhor para fazer. Inconscientemente, algumas pessoas podem até estar se “auto-medicando” com comida, já que alguns alimentos (o chocolate, por exemplo) possuem substâncias relaxantes. Comer demais, além da obesidade, pode causar problemas como colesterol alto e hipertensão. Para se controlar nos lanchinhos fora de horário você pode seguir estas 50 simples dicas e ter força de vontade para fechar a boca. [Live Science]

http://hypescience.com/26943-como-parar-com-as-manias-feias/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Alguns direitos reservados: Você pode copiar este, contanto que inclua dois links: O primeiro, exato paraesta página em que está neste momento e outro para a página inicial do nosso site. Violadores destas serão legalmente acionados.

5 comentários:

  1. minha maniA É PISCAR E FORÇAR OS OLHOS MECHER NA ORELHA

    ResponderEliminar
  2. minha mania é ficar mechendo a cabeça o tempo todo, isso me encomoda muito as pessoas ficam me zoando por isso!! e deixa minha auto estima lá em baixo.

    ResponderEliminar
  3. minha mania é ficar enrolando o cabelo ´próx.da orelha e arancar ta ficando ridiculo parace q estou ficando careca próx. da orelha..

    ResponderEliminar
  4. eu tenho mania de ficar arrancando as pelinhas de dentro da boca até sair sangue

    ResponderEliminar
  5. Af eu tinha mania de ficar balançando a cabeça fiquei 1 ano mais ou menos depois parei 1 ano e agora voltei denovo balançando a cabeça dizendo sim porra mano nao sei pq tenho isso

    ResponderEliminar