sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Quando o trabalho atrapalha a vida


De acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Toronto, mais da metade das pessoas costuma trazer serviço para casa. Os pesquisadores, por meio desse estudo, tentaram medir de que forma o trabalho interfere na vida pessoal de 1.800 trabalhadores norte-americanos.

HYPESCIENCE

Os entrevistados deviam responder perguntas do tipo “com que freqüência seu trabalho interfere com sua vida familiar?”, “com que freqüência o trabalho atrapalha seu lazer?” e “com que freqüência você pensa em coisas relacionadas ao serviço quando não está trabalhando?”.

Segundo os cientistas os resultados foram preocupantes. Mais da metade das pessoas respondeu que essas situações aconteciam “algumas vezes” ou “frequentemente”. Por mais que trazer serviço para casa e se preocupar com o trabalho pareça natural, esse estresse pode causar danos à saúde.

A pesquisa mostrou uma série de padrões no comportamento dos entrevistados. Confira:

§ Quanto maior o salário, a autoridade no trabalho, maior a preocupação que a pessoa tinha com o serviço e isso representava maior interferência na vida pessoal.

§ Como pode se imaginar, pessoas que passam mais horas trabalhando sentem mais interferência na vida social, mas, surpreendentemente, aqueles que podem escolher o horário de trabalho também sentem a mesma interferência.

§ Pessoas com ensino superior e pós-graduação tendem a sofrer mais pressão do que as pessoas que possuem apenas o ensino médio.

[Science Daily]

Sem comentários:

Enviar um comentário