domingo, 8 de maio de 2011

Café, exercícios e assoar na origem da maioria dos derrames


O café, os exercícios físicos e assoar o nariz são os principais motivos de derrames provocados por rompimento de artérias ou vasos sanguíneos, revela um estudo realizado na Holanda, envolvendo um universo de 250 pacientes, acompanhados durante três anos.
O estudo em questão, publicado na revista especializada britânica Stroke, identificou oito factores de risco que estarão na base de hemorragias deste tipo no cérebro, já que todos eles aumentam a pressão arterial que pode levar à ruptura dos vasos sanguíneos.
A hemorragia pode acontecer quando um vaso sanguíneo enfraquecido, conhecido como um aneurisma cerebral, rebenta, o que pode mesmo resultar em danos cerebrais ou morte.
Segundo a Stroke Association, organismo britânico voltado para o tratamento de acidente vascular cerebral (AVCs), serão necessárias, no entanto, mais pesquisas para confirmar se os factores detectados podem provocar, de facto, derrames.
O estudo agora divulgado conclui ainda que o café foi responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma rompeu, enquanto exercícios físicos mais vigorosos e até o assoar do nariz mostraram ser «gatilhos» de hemorragias em, respectivamente, 7,9% e 5,4% dos casos. Já o sexo e esforço feito defecar estiveram na origem de, respectivamente, 4,3% e 3,6% dos casos de hemorragia.
DIARIODIGITAL

Sem comentários:

Enviar um comentário