domingo, 1 de maio de 2011

Depois do sexo pela primeira vez, os homens se sentem melhor e as mulheres, pior


Adolescentes de ambos os sexos apresentam mudanças na satisfação geral com sua própria aparência depois da primeira relação sexual. A nova experiência, porém, tem efeitos exatamente contrários sobre a imagem corporal dos homens e das mulheres.

Segundo um estudo publicado na revista Adolescência, os homens ficam, a curto prazo, mais satisfeitos com sua imagem corporal após fazer sexo pela primeira vez, enquanto as mulheres sentiam o oposto na mesma situação.

Entretanto, a tendência não foi notada a longo prazo, quando as mulheres passaram a ver com melhores olhos seu corpo ao longo do tempo do que seus colegas do sexo masculino.

Apesar das intensas e numerosas campanhas de promoção do sexo seguro entre os adolescentes para evitar a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis, poucas pesquisas analisam os efeitos psicológicos em um adolescente após sua primeira relação sexual. Além disso, ressaltam os autores, poucos estudos se concentraram em homens e mulheres no final da adolescência – na faixa dos 18 anos.

No estudo, pesquisadores entrevistaram cem estudantes universitários do primeiro ano que eram virgens no início da pesquisa, mas tiveram relações sexuais pela primeira vez no decorrer do estudo – que se estendeu por um ano e meio. Os calouros foram perguntados sobre sua atividade sexual, além de responderem a perguntas sobre a satisfação geral com a sua aparência.

Semelhante a pesquisas anteriores sobre adolescentes mais novos, os jovens do sexo masculino relataram uma maior satisfação global com a sua aparência depois de perderem a virgindade, enquanto as moças relataram o contrário.

Admitindo que mais pesquisas ainda são necessárias, os autores do estudo pensam que as influências culturais podem explicar essas diferenças.

Segundo eles, uma vez que o sexo é muitas vezes visto como uma maneira através da qual os homens jovens devem provar sua masculinidade, parece que efetivamente fazê-lo pela primeira vez melhora a imagem de macho que o adolescente tem de si mesmo.

Além disso, devido à tendência das mulheres a serem mais seletivas na escolha de parceiros sexuais, os homens se sentem ainda melhor por terem sido escolhidos por um membro do sexo oposto, relatam os pesquisadores.

Por outro lado, tentar adivinhar por que os indivíduos do sexo feminino ficam menos satisfeitos com sua aparência depois de ter sexo pela primeira vez não é fácil. Os cientistas especulam que a preocupação intensa das mulheres por sua aparência – principalmente em um momento tão íntimo quanto o sexo pela primeira vez – seja provavelmente um dos muitos fatores. [MSN]

http://hypescience.com/depois-do-sexo-pela-primeira-vez-os-homens-se-sentem-melhor-e-as-mulheres-pior/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário