quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trânsito afeta até o cérebro




Como se já não bastasse o estresse e as doenças respiratórias resultados do trânsito, pesquisadores da University of Southern California, dos EUA, verificaram que o ar em torno das rodovias movimentadas, cheio de partículas vindas da queima de combustíveis fósseis, causou estragos e inflamação no cérebro de ratos. Segundo os cientistas, a concentração de ar usada no estudo é igual aquela a qual as pessoas ficam expostas diariamente no trânsito.

Contudo, o professor Todd Morgan, que participou do estudo, acredita que “mais estudos são necessários para determinar como e em que grau o cérebro humano é susceptível a toxicidade destas partículas”.
Morgan e seus colegas expuseram ratos de laboratório ao ar contaminado colhido por eles em rodovias. Nele, estavam contidas partículas com largura mil vezes menor que o de um fio de cabelo humano (tamanho muito pequeno para os sistemas de filtração dos carros conseguirem capturar). Os bichos ficaram expostos ao ar três vezes por semana, durante cinco horas, por 10 semanas.

Os pesquisadores verificaram que os ratos tiveram sérios danos nos neurônios associados ao aprendizado e a memória, e os neurônios nos ratos em desenvolvimento não cresceram tão bem. Eles também perceberam que o cérebro das cobaias tinha sinais de inflamação, que é associada ao envelhecimento precoce e a doença de Alzheimer.

Em 2000, um estudo publicado no periódico Archives of Medical Research comparava a saúde de pessoas que viviam na Cidade do México, bastante poluída, a outras que viviam em Veracruz, menos poluída. As pessoas da capital tinham, em sua corrente sanguínea, o dobro das proteínas que indicam dano epitelial. Este tipo de estrago acontece quando as células que preenchem órgãos ocos, como os pulmões, estão prejudicadas, isto é considerado um sinal de asma. Outra pesquisa publicada no periódico PLoS One, mostrou que as partículas liberadas pelos carros contribuíam para aterosclerose, que deixa a parede das artérias mais grossas, o que pode levar a ataques cardíacos, derrames e doenças no coração. [LiveScience]

http://hypescience.com/transito-afeta-ate-o-cerebro/?

Hypescience


Sem comentários:

Enviar um comentário