quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dor na coluna pode ser aliviada com Pilates


O Pilates aplica exercícios apropriados, melhorando o condicionamento físico

Com o passar do tempo, as pessoas começam a sentir dores no pescoço, na nuca e na lombar. Há que se ressaltar que as dores desenvolvidas na coluna, em especial na cervical, podem gerar dores de cabeça em 35% dos casos. Na maioria das vezes, a dor tem relação com alguns problemas de desvio da coluna.

http://www.portaleducacao.com.br/medicina-alternativa/noticias/39496/dor-na-coluna-pode-ser-aliviada-com-pilates

Uma das formas para amenizar ou sanar de vez as dores, é o tratamento com exercícios físicos, principalmente fortalecendo os músculos abdominais para sustentar o tronco, mantendo as curvaturas fisiológicas da coluna e resistir à ação da gravidade.

O Pilates é um dos métodos capazes de aliviar as dores na coluna, pois aplica exercícios apropriados, proporcionando um bom condicionamento físico e mental, ampliando a força e o alongamento musculares, a flexibilidade das articulações e o equilíbrio.

“A utilização das técnicas de Pilates como método de alongamento tem sido reconhecida no mundo todo como uma excelente ferramenta para restabelecer e aumentar a flexibilidade muscular, proporcionando o alívio de dores na região lombar”, explica a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

Além das dores lombares, o Pilates também é propício para a gestante, pois auxilia a mãe para o trabalho de parto. Segundo o criador do método, o alemão Joseph Pilates, o desenvolvimento da estabilidade corporal é a chave para uma vida mais longa e saudável.