sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pertencer ao grupo sanguíneo “O” garante proteção contra ataques cardíacos


O mesmo gene que faz com que pessoas tenham o tipo sanguíneo “O” garante uma proteção extra contra ataques cardíacos, de acordo com pesquisadores do Instituto Cardiovascular da Universidade da Pensilvânia.
A maior parte da população pertence a esse grupo sanguíneo. A enzima que faz com que as pessoas sejam do grupo O é determinada por um gene – e esse mesmo gene oferece proteção extra contra ataques cardíacos.
Para chegar a essas conclusões, os cientistas compararam mais de 6000 pessoas que sofreram um ataque cardíaco e 7400 pessoas que tinham algum tipo de doença coronária, mas que ainda não haviam sofrido nenhum ataque cardíaco.
Apesar dos cientistas descreverem a associação como “notável”, provando que há relação entre trombose e doenças coronárias com o tipo sanguíneo, eles não quantificam a proteção extra que as pessoas com sangue tipo “O” teriam. [Telegraph]
http://hypescience.com/pertencer-ao-grupo-sanguineo-%E2%80%9Co%E2%80%9D-garante-protecao-contra-ataques-cardiacos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)