sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Respirar pela boca pode prejudicar sua saúde


Além de incomodar as pessoas que estão próximas a você, respirar pela boca pode causar problemas de saúde.

Qualquer um que já passou algum tempo tendo que respirar pela boca, por causa de uma gripe, por exemplo, sabe que isso pode causar dificuldade para dormir, mau hálito e boca seca. Mas esses são problemas menores. Se você pegou uma gripe e seu nariz está trancado “momentaneamente”, não se preocupe – os problemas sérios começam só quando você passa a respirar pela boca de forma crônica (pessoas que têm rinite e alergias, por exemplo).

Quando você respira pela boca, você pode irritar ainda mais estruturas respiratórias que já estariam com problemas, como as amídalas e a adenóide, podendo aumentar seu problema. Quando respiramos normalmente, o ar entra pelo nosso nariz, passa pela membrana mucosa e em outras estruturas, produzindo óxido nítrico, necessário para o bom funcionamento do coração e de vasos sanguíneos, por exemplo.

Basicamente, quando você não respira pelo nariz, seu sangue não está “funcionando” a 100% da capacidade.

E, segundo alguns cientistas, quando crianças respiram muito frequentemente pela boca, elas não só podem apresentar problemas na escola (como não dormem bem, ficam mais irritadas e com dificuldade de concentração), como o formato de seu rosto pode ser alterado de forma não-natural.

Essas crianças desenvolvem o que os especialistas chamam de “síndrome do rosto comprido” – elas ficam com rostos longos, estreitos e, normalmente, não ficam bonitas, já que sua aparência não é natural. Grande parte das pessoas acha que isso acontece por causa da genética, mas é porque as crianças respiram pela boca.

Se o problema foi descoberto cedo, no entanto, essa mudança pode ser impedida. Os pais devem levar a criança para um ortodontista, que irá criar um plano de tratamento correto, impedindo que a face se modifique e facilitando até a respiração.

Na foto, Napoleon Dynamite, famoso personagem do cinema americano, conhecido por sua respiração ruidosa. [The Body Odd]

http://hypescience.com/respirar-pela-boca-pode-prejudicar-sua-saude/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE